SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE

estudo de concordância homeopática

HOME

Dr. Elias Carlos Zoby - Médico Veterinário Homeopata

 

I INTRODUÇÃO

No estudo do paciente, da matéria médica [MM] e repertório com frequência o homeopata se depara com sintomas que podem ser expressos de diversas maneiras. Cada indivíduo usa suas próprias palavras e isso reflete-se na MM e é passado ao repertório.

Para o repertoriador [aquele que escreve o repertório] é uma tarefa muito difícil decidir entre o agrupamento de vários sintomas sob uma palavra [rubrica] que não esteja explícita nos textos mas que resume o sentido implícito, ou usar várias rubricas que sejam textualmente mais fiéis embora pecando por excessiva especificidade. Esse dilema pode ser ilustrado pela comparação entre o pequeno Taschenbuch de BÖNNINGHAUSEN e o Concordance Repertory de GENTRY, um contendo pouco mais de 2500 rubricas [versão de T. ALLEN] num bolsilivro e o outro 6 volumes [cada um deles tendo o tamanho maior do que 2 Taschenbuch], a síntese e a especificidade levadas ao máximo.

James Tyler KENT em seu magnífico Repertory of the Homoeopathic Materia Medica buscou o equilíbrio entre os dois extremos, agrupou os sintomas em rubricas conceituais e textuais. Como é esperado num caso desses, sempre haverá pessoas tendendo mais para um lado ou para o outro.

Desse modo, MIRILLI ( ) busca agrupar os medicamentos sob rubricas que ele chama ‘temáticas’. Uma palavra, quase sempre tirada das próprias experimentações ou repertório, funcionando como o título de um ‘tema’ sob o qual ele agrupa as rubricas repertoriais que a ela se relacionam bem como os sintomas referentes. Ex. Forsakes; nesta ele juntou tudo o que refere ao paciente rejeitar o outro: Affection - rejects. Aversion - wife, to his. Etc.. ADAM - SH, 277 - Exceptionally strong desire to leave my marriage and children, to live a clear unmuddled life along. Etc..

As principais diferenças entre a abordagem kentiana e a ‘temática’ são:

A) esta última, por não usar sintaxe, é mais ampla, enquanto KENT diferencia claramente se o indivíduo é agente ou paciente do sintoma [só não o fazendo em pequenas rubricas quando ele julgava que o sentido era bastante óbvio para quem conhecesse MM], MIRILLI tenta não fazer essa diferenciação;

B) a primeira usa sub rubricas que modificam e muitas vezes mesmo invertem o sentido da principal, a última só usa principais.

C) uma foi feita para repertorização tradicional através de fichas nas quais a frequência dos medicamentos é que vai dizer quais devem ser estudados primeiro; a outra foi feita para que o estudo do paciente seja feito pelos seus ‘temas’ através da comparação dos medicamentos que o apresentam na MM. Ambas têm seus usos e vícios.

A ordenação kentiana requer do repertoriador um sentido muito mais aguçado, maior experiência e conhecimento de Homeopatia. Seus problemas são realçados quando se refere aos pequenos medicamentos cuja sintomatologia patogenética é truncada. Tende a aumentar o trabalho do autor e diminuir o de repertorização.

A ordenação temática, quando tiver abarcado toda a MM, permitirá o resgate dos medicamentos pouco frequentes nos repertórios tradicionais. Seu maior problema é a escolha arbitrária dos temas, sendo o agrupamento totalmente dependente do que significa a palavra para o repertoriador e suas analogias pessoais. Tende a diminuir o trabalho do autor e aumentar o de repertorização.

OBJETIVO

Inúmeras vezes o homeopata se vê obrigado a juntar rubricas e tomá-las como uma só, por não ser capaz de diferenciar a partir da análise do caso, ou por saber que tal diferenciação não foi feita na construção do repertório. Há diversos casos assim e um deles é motivo deste artigo, o ‘sentimento de superioridade’, o sentir ou achar que é ‘mais’: melhor, maior, mais capaz etc. do que os outros. Neste trabalho é isso que está sendo dito quando for feita referência a sentimento de superioridade.

METODOLOGIA

O autor buscou através do repertório as rubricas que pudessem expressar de algum modo o sentimento de superioridade, formou um agrupo e repertorizou como se fossem uma só. Assim obtendo todos os medicamentos envolvidos. O repertório utilizado foi o Synthesis: Repertorium Homeopathicum Syntheticum ( ), em sua versão 5.2 e com inúmeras modificações feitas pelo autor deste artigo.

Não foram incluídas as rubricas que falam da sensação física de aumento da força que estão fora do capítulo Mind, tais como Generals - Strength, sensation of. Essas serão objeto de estudo posterior pois à primeira vista não implicam em comparação com os outros, mas sim consigo mesmo.

Posteriormente verificou para cada medicamento, na ordem alfabética, em quais rubricas ele estava presente para buscar os respectivos sintomas [concordância] na MM. Tendo essa concordância já feita em trabalhos anteriores intitulados Concordância Homeopática ( ) e Thematic Repertory and Materia Medica of the Homeopathic Mental Symptoms ( ), passou para a fase seguinte que foi a de conferir se o discurso de cada um denotava realmente o sentimento de superioridade, ou se mostrava outros sentimentos como por exemplo aversão e desdém por estar num humor depressivo e não implicando em superioridade. Essa diferenciação só pode ser feita através dos sintomas, pois numa mesma rubrica acontece frequentemente de haver medicamentos com sintomas totalmente diferentes, como pode ser exemplificado:

HELPLESSNESS; feeling of -

AETHER -A1-243) Suas sensações eram tão terríveis, que ele preferiria sofrer qualquer quantidade de dor do que submeter-se às mesmas novamente, as quais ele podia comparar apenas a um estado de completa impotência [helplessness] e iminente dissolução.

HELL -A1-674) ... disposição a deitar e rolar a cabeça de um lado para outro; sente-se indefeso/desamparado [helpless] como um bebê, gostaria de deitar-se nos braços da mãe; disposição a erguer os pés como um bebê. 685) No "evening" náusea, com extrema prostração, aliviada por vômito amargo, seguido por um sentimento de indefeso/desamparo; indisposição a que lhe falem ou encarem.

JASM -A1-9) Fraco e quase impotente [almost helpless] por uns poucos dias.

 

II SINTOMATOLOGIA

As rubricas relacionadas são:

Mentais

Boaster - rich, wishes to be considered as.

Contemptuous.

Deeds - great; sensation as if he could do.

Delusions: better than others, he is. - christ, himself to be. - creative power; has. - distinguished; he is. - divine, being. - emperor - great person, is a. - humility and lowness of others, while he is great. - inferior; people seem mentally and physically (on entering house after a walk). - knowledge; he possesses infinite. - Mary; Virgin - she is. - noble; being. - officeer, he is an. - prince; he is a. - proud. - queen, she is a. - rankk; he is a person of. - small - things - appear small. - strong; he is. - superhuman, is. - superiority, of. - tall. - wealth, of.

Desires - grandeur, for.

Dictatorial, domineering, dogmatical, despotic

Egotism, self-esteem.

Insanity - megalomania.

Mocking

Pompous, important.

Presumptuous.

Respect; thinks he earns.

Reverence for those around him.

Snub one who differed from himself; desire to.

Além dessas algumas outras têm medicamentos também expressando superioridade mas não todos na rubrica.

São elas: Boaster, braggart. Defiant. Delusions - enlarged. Delusions - large. Insolence. Squanders. Como seus medicamentos que falam de superioridade estão contidos também nas rubricas mais específicas elas não foram incluídas no grupo anterior.

Sonhos

Greatness.

Haughty, proud.*

Splendor.

Triumph.

Tomando-se o grupo dos mentais, os seguintes medicamentos são incluídos:

acon, act-sp, adam, aeth, agar, agn, alco, aloe, alum, anac, anan, anh, arn, ars, aur, bell, caj, calc, cann-i, cann-s, canth, carbn-s, caust, cham, chin, cic, cina, coca, cocain?, coloc, com, con, cop, cupr, cupr-act, cur, cycl, dat-a, dulc, elaps, eos, ferr-ma, ferr, glon, gran, graph, grat, guaj, ham, hell, hydr, hyos, ign, iodof, ip, kali-br, kali-i, lac-ac, lach, lil-t, lyc, lyss, med, merc, myric, nat-c, nat-m, nit-ac, nitro-o, nux-v, op, pall, par, phel, phos, plat, puls, pyrog, rob, sabad, scor [androc], sec, sep, sil, spong, squil, staph, stram, stront-c, sulph, syph, thuj, verat, verat-v.

No grupo dos sonhos estão:

anan, bapt, bufo, ferr-i, m-ambo, stann.

A Concordância, como está expressa a superioridade na MM

ACON VH1-50) Aqui deve ser notado que pacientes acon têm um desejo de ser o primeiro no que quer que eles estejam fazendo; é difícil suprimir essa inclinação. Se eles tentam suprimi-la, uma atitude jactanciosa usualmente resulta.

ACT-SP -HR1-4) Auto-engano; auto-satisfação. VH1-87) Aqui nós temos pessoas que têm uma idéia inflada sobre elas mesmas, que estão sempre tentando ser o centro de interesse num grupo, e que devem constantemente ter alguém para conversar sobre elas mesmas. 88) Homens act-sp, devido ao fato que eles podem ter bom e fácil contato com o sexo oposto, são predispostos a flertar e ir atrás de mulheres, assim tornando-se mulherengos, o que logo degenera num tipo de devassidão. É nesse estado que eles podem desenvolver auto-engano, uma falsa auto-estima sobre seu próprio ser e suas abilidades, e tornarem-se egocêntricos e egotistas.

ADAM -SRJ-35) Ilusão de ser um príncipe indiano, com um turbante e jóia em seu terceiro olho. 313) Eu sinto-me muito alto e grande. Eu sou um gigante. 314) Sentimento de poder absoluto, invencível.

AGAR -A1-10) Delírio; ele imagina-se um oficial militar, comandando um treinamento e dirigindo as várias manobras. 16) Os nativos da Sibéria embebedam-se com esse decocto. Logo após bebê-lo eles tornam-se alegres, e são gradualmente tomados com um tal ataque de alegria que eles põem-se a cantar, saltar, e recitar diante das beldades da tribo suas façanhas na guerra ou na caça. Sua força física é aumentada. Eles adormecem...

AGN -A1-2) Ele algumas vezes sente como se ele fosse ninguém, e preferiria estar morto do que ter aquele sentimento; quando possuído por tal sentimento, ele não tem coragem de empreender qualquer coisa; e quando livre dele ele sente-se exaltado, gostaria de ler como um orador, etc..

ALCO -A1-42) Ele é cortês para com um inimigo, e esquece insultos; ou ele faz expressão de desdém [sneers] a seu amigo, e rumina vingança. 48) Aumentada auto-estima e importância. 49) Sentindo-se inusualmente forte e rico.

ALOE -A1-9) Satisfeito com seu posto/posição na vida; involuntariamente lhe ocorre que ele está muito melhor do que muitas outras pessoas. 38) Após refeição, não sonolência, mas um repulsivo [forbidding] e despreocupado humor; em torno de três e meia passada, ele está melhor e muito inclinado a pilheriar, continuamente zombando [mocking] os comentários dos outros; no "evening" ele está inclinado a trabalhar.

ALUM -A1-34) Ele sorri com escárnio [sneers] para todos desdenhosamente.

ANAC -ZR- Competição e cólera são frequentemente manifestadas em rivalidde entre irmãos. Crianças anac são muito ciumentas de seus irmãos. Elas são raramente cooperativas e elas são mais frequentemente ferozmente competitivas com seus irmãos e irmãs. Elas podem assumir uma atitude jactanciosa, exclamando "Eu sou melhor do que você" ou "Eu sou o maior". Elas têm um desejo de dominar, derrotar, ou destruir.

ANH -C1-116) Consciência de inusual energia e poder intelectual (o que, quando testado, foi descoberto não existir realmente). - Sentido de superioridade e bem estar.

ANAN -A1-12) Grande quantidade de auto estima; grande satisfação consigo mesmo e seu trabalho; satisfação interna, com sorrisos. 609) Sonha de viagens, de vida suntuosa, de prazeres e gozos. VH1-328-9) ... auto-satisfação, um tipo de narcisismo que pode ser visto proeminentemente em alguns casos de homossexuais masculinos. Eles parecem 'satisfeitos com eles mesmos', como se prontos a saborear prazer todo o tempo, faltando um sentido de dever ou responsabilidade. Eles parecem adotar a atitude que tudo na terra está aqui para seus próprios prazeres. Eles sentem que eles são mais inteligentes do que os outros, mais sensíveis, mais capazes em seus trabalhos, e mais bem adaptados a gozar o sexo do que qualquer outro.

ANDROC -SRJ-60) Sentia-se tensa e absolutamente sozinha, mas certa de que o resto do mundo estava louco, não ela. Ela sentia-se desafiante com os outros, e não seria manipulada. 112) Tornou-se excitada à cólera e confrontação. Ela não estava consciente de ferir os sentimentos dos outros e não parecia preocupar-se. Não podia avaliar os sentimentos de qualquer outro. Depois ela refletiu em suas ações e sentiu-se envergonhada.

ARN -H1-634) Soturna insolência e imperiosidade. GL-6) Ele quer saber tudo melhor que os outros, não se lhe pode ensinar nada, auto suficiência desdenhosa e disposição a dar ordens. 26) Jovens mal humorados, concentrados/reservados, presunçosos, auto-suficientes, crêem saber tudo melhor que os outros e dispostos a comandar antes que a obedecer. VH1-530) Arn não aceita autoridade de qualquer um (caust) e pensa que ele sabe melhor do que qualquer outro (sulph ou ars). Ele fanfarroneia e blasona frequentemente (plat). Ele é ditatorial (lyc), dominante, dogmático, despótico e fala com ar de ser superior ou em comando. Similar a plat.

ARS -H2-60) Inclinado a sarcástico zombar. HR1-104) Obstinação, avareza, inclinado malícia e sátira. CTC2-279) Ele pode ser ‘ditatorial’ e empurra/pressiona para mais, maior e melhor. 287) Arsenicum tem uma grande quantidade de orgulho e mesmo arrogância. "Eu estou sempre certo", ou "Eu usualmente sei o que está se passando antes de qualquer outro", são frases características.

BAPT -A1-347) Sonhou a noite toda; em sonhos triunfava sobre toda oposição. 348) Sonha sobre lutas e disputas, mas sempre se sai melhor.

BELL -A1-203) Confusão; imaginava-se rico, proprietário de uma grande casa etc..

BUFO -A1-700) Sonhos de viagem, de projetos, e de grandeza.

CALC -GL-55) Não bastante firme. Arrogante. Rotacismo em falando.

CAJ -A1-60) Quero andar em uma lenta e muito dignificada/magestosa [dignified] maneira e prefiro andar sozinho.

CANN-I -A1-58) Ele imagina que ele está possuído de infinito conhecimento e poder de visão, e então que ele é Cristo vindo para restaurar o mundo para perfeita paz. 59) Ele acredita que há poder criativo em sua própria palavra, e que ele tem apenas que falar, e será feito. 60) Ele acredita que ele é Daniel Webster, e onipotente em eloquência argumentativa. 61) Então ele possui a riqueza do mundo, e com uma benevolência igual à sua riqueza, chove riquezas em todos os necessitados em torno dele. PTK2-141) Mania de grandeza.

CANN-S -H1-330) Algumas vezes furiosa mania, de modo que ele cuspia nas faces daqueles em torno dele.

CANTH -A1-50) *Um humor insolente e contraditório, "in the afternoon".

CARBN-S -A1-754) Alucinações da visão e audição, ele parecia ver esplêndidos espetáculos de carruagens, com magnificentes objetos, falava do imperador, de dinheiro, e de grandeza/sublimidade, frequentemente incoerentemente.

CAUST -H2-47) Furiosamente dogmático e briguento.

CHAM - HR1-70)/ Maus efeitos por ter os sentimentos feridos. CDA1-191) É muito difícil agradar os bebês cham. Várias coisas são queridas que não são para ser tidas, e as quais quando procuradas e oferecidas, são recusadas com desdém e descortesia.

CHIN -H1-1105) O que anteriormente aparecia-lhe numa brilhante genial luz, parece agora ser sem lustro, sem valor e superficial. 1120) Desprezo por tudo. A1-22) *O que usualmente aparece-lhe brilhante e alegre parece agora sem atrativo, sem valor, e superficial.

CIC -H1-237) Depreciação e desprezo pela humanidade; ele fugia de seus semelhantes, estava desgostoso no mais alto grau das tolices deles, e sua disposição parecia mudar para misantropia; ele retirou-se em solidão. A1-26) Desdém e desprezo pelos homens [mankind]; ele evitava-os, aborrecia-o suas tolices excessivas e sua disposição parecia tender para misantropia; retirou-se em solidão. K2-434) Ele é suspeitoso e evita pessoas; despreza os outros; sobre-estimação [over-estimation] de si mesmo.

CINA -A1-9) Despreza tudo, mesmo aquelas coisas das quais ela usualmente gosta muito.

COCAIN -BR1-216) Constante desejo de fazer alguma coisa grande, de empreender imensas [vast] façanhas de força.

COLOC -K2-464) Dores ocorrem na face, abdômen, ao longo do curso dos nervos. Essas dores são frequentemente devidas a uma muito singular causa, ou seja, cólera com indignação. Daí pessoas que são orgulhosas/arrogantes e facilmente ofendidas ou humilhadas [chagrined] têm queixas coloc. C1-573) Falta de sentimento religioso. [576- Falta de flexibilidade no joelho, a qual impede dobrá-lo.]

COM -A1-1) (Auto-complacentes pensamentos e desdém pelos outros)? 2) Disposição combativa, vingativa a semana toda e desdenha dos oponentes.

CON -HR1-14)// Gosta de vestir suas melhores roupas, faz compras inúteis, cuida muito pouco das coisas, desperdiça ou estraga-as; não quer trabalhar, prefere jogar [play]. SHS1-39) Triste e sombrio por dez dias, os dez dias seguintes excitado. Durante os primeiros quieto, triste e ansioso; escarafuncha seus dedos; deita na cama a maioria do tempo; não gosta de responder questões; passa urina frequentemente durante a noite. Sentimento confuso na cabeça, frequentemente senta perdido em pensamento. Ele come e bebe, tem apenas uma defecação em três dias. Memória fraca. Tímido - não pode ser persuadido a trabalhar. Dorme muito inquietamente.

Os dez dias seguintes: muitíssimo excitado, passional, dominador, briguento, ralha uma grande quantidade. Gosta de vestir suas melhores roupas. Faz compras inúteis, cuida muito pouco pelas coisas, gasta-as ou arruína. Não quer trabalhar, vai jogar; briga com todos - não suportará contradição; todo o tempo escarafuncha seu nariz, o qual sangra facilmente. - ELWERT

CUPR -HR1-6) Loucura; ataques com selvagem maldade [malice], com altivo comportamento, às vezes interrompido por espasmos clônicos.

CUPR-ACT -A1-2) Ataques de mania; ele fantasia que ele é um oficial militar; uma fantasia que ele está vendendo vegetais verdes; uma fantasia que ele está reparando velhas cadeiras. Alegre cantar. Ele cospe na face dos atendentes, e ri às gargalhadas disso [laughs heartly at it]. [= CUPR -H2-23 até 27]

CUR -A1-appendix-5) Apego pela luxúria e grandeza/eminência [grandeur]. 6) Ele gostaria de viajar em grande estilo.

DAT-A -HL1- Um anseio por beleza e belas paisagens.

O cérebro parece flutuar em milhares de problemas e grandes idéias, sem ser capaz de concentrar-se, ou pegar qualquer ponto e realizar qualquer sistema de pensamento. (Poulson.)

°Recomendado pelo Dr. Camaun como um remédio em algumas formas de insanidade emocional ou funcional, ou quando o paciente está feliz e contente e imagina ser algum extraordinário imperador, príncipe etc.. (Poulson.)

ELAPS -SAMKN- Suspeitoso, intenso, arrogante.

EOS -BR1-266) Peculiar sensação de ser muito alto com tendência a vertigem.

FERR -HR1-17) Arrogância/altivez; orgulho, olhar de contente consigo mesmo.

FERR-I -A1-150) Sono ruim, noite inquieta, frequente despertar, e sonhos de eventos há muito passados; em meu sono parecia como se eu tivesse crescido excessivamente grande e tivesse trinta a cinquenta pés de altura; tudo em torno de mim parecia pequeno e insignificante; a armação de cama fosse muito pequena e curta; frequente sobressalto em sono, e despertando com um sentimento como se paralizado, e as mãos e pés não podiam repousar.

FERR-MA -A1-1) Andando com uma auto-suficiente impressão de importância. C1-765) Ar de importância, e auto-suficiência.

GLON -RY1- Para mania aguda ou insanidade quando a cabeça está quente, cheia, latejando, a face qualquer dos dois corada ou muito pálida; olhos fixos; pulso muito rápido e cheio; pulsações nas carótidas; para confusão mental quando a paciente perde todo sentido de localização; para insanidade causada por longo continuado calor do Sol, quando a paciente tem idéias exaltadas (PLAT), pensa que ela é o Todo-Poderoso e todos seus inferiores.

GRAN -C1-833) Irritabilidade e arrogância.

GRAPH -HR1-23)/ Impudente [impudent], implicante/provocador [teasing], ri das reprimendas. q tosse após pertussis

GRAT -HR1-9)M Problemas mentais por arrogante/presunçoso orgulho [overweening pride]. K2-560) Queixas por orgulho.

GUAJ -H1-144) Grande rabugisse, desdenhosidade. H2-3) Desdenhosidade.

HAM -A1-1) Sentindo que ela deve ser reverenciada por todos em torno dela e grande respeito deve ser dado às suas opiniões; durando em torno de uma hora. BR1-318) Quer o ‘respeito devido a mim’ apresentado.

HELL -A1-721) Grande inquietude, excitável, impaciente, esperançoso; sente como se circulação aumentada; podia correr uma corrida, realizar grandes feitos, destemido; sente como se o cérebro estivesse fervendo.

HYDR -A1-16) Disposição rancorosa, colérica, com desejo de tratar com desdém/afrontar [snub] qualquer um que diferisse em qualquer coisa comigo; durando o dia todo.

HYOS - H1-545) Atos ridiculamente solenes em roupa imprópria, misturado com fúria. A1-52) Elas riam alto porque todas as pessoas pareciam ridículas; essa disposição animada continuou por meia hora, com violentas gesticulações, e foi seguida por quieto delírio; a velha mulher falava do futuro, balançava o corpo para trás e para frente, tateava no ar como procurando objetos, escarafunchava a cama, e não respondia em absoluto ou o fazia numa desconectada maneira. 73) Falando, usava muito fina linguagem, de modo que o usualmente quieto e indolente camponês era escassamente recohecido.

IGN -K2-593-4) Um outro lugar onde ign e NAT-M se aproximam. Uma garota sensível, sobrefatigada, após ela ter estado trabalhando em música, e em arte, e na escola, e tem se cansado, está incapaz de controlar seus afetos. Seus afetos repousam em alguém a quem ela despreza. Que pode ser uma coisa singular, não se pode entendê-la. Uma garota sensível, apesar dela não deixar qualquer um exceto sua mãe saber dele, cai de amor com um homem casado. Ela deita desperta noites, soluça [sobs]. Ela diz, ‘Mãe, porque eu faço isso, eu não posso manter aquele homem fora de minha mente.’ De outras vezes um homem inteiramente fora de sua posição, que ela é muito sensível para ter qualquer coisa a ver, ela justo pensa sobre ele. Ign, se é recente, equilibrará a mente dessa garota. Se não, NAT-M vem como um seguidor. [?]

IODOF -C1-35) Suas idéias todas de um tipo exaltado; imaginava que ele tinha a melhor voz de tenor no mundo e procedia a alugar uma grande sala de concerto. (Após insuflação de iodof na túnica vaginalis; ele foi enviado para um asilo e recuperou-se em quatro meses.)

IP -H1-219) Súbito insociável mal humor, que o faz desdenhar tudo. 221) Humor emburrado, que despreza tudo, e ele deseja que os outros não devam estimar ou cuidar por qualquer coisa. A1-11) Mal humorado, quieto, retirado em si mesmo, desprezando tudo. 12) Mau humorado, quieto, retirado em si mesmo, desprezando tudo. HR1-8)/ Rabugento; irritável; impaciente; mau humorado, desdenhoso [scornful]. 12)// Mau humor que despreza tudo e deseja também que os outros não apreciem nem valorizem qualquer coisa.

KALI-BR -A1-3) Decididamente insano; tinha ilusões que mulheres obscenas tinham entrado na casa de sua mãe; que ele era seguido pela polícia; que sua vida estava ameaçada por membros da família; que ele tinha milhares de dólares em ouro costurados em sua roupa, etc.; sua aparência e maneiras eram muito similares àquelas de um homem bêbado, exceto que sua face estava excessivamente pálida; seu pulso, o qual era normalmente em torno de 80, tinha caído para 60; pele fresca; pupilas contraídas; suas maneiras eram excitadas e divagantes/incoerentes, e suas mãos constantemente ocupadas, qualquer dos dois em remexer em seus bolsos, atar seus sapatos, pegar fios de sua roupa, ou em procurar pelo ouro o qual ele acreditava estava escondido no pano de seu casaco; seu caráter também tinha sofrido uma mudança radical, de ter sido muito franco e bravo, ele tinha se tornado excessivamente temeroso, e suspeitoso de toda circunstância trivial; foi verificado que ele tinha escondido grandes quantidades de brometo em vários lugares externos em torno da casa; várias vezes ele tentou atirar-se de uma janela, e martelou uma porta abaixo com um machado, para escapar de algum perigo imaginário; ele foi removido a um asilo de lunáticos, onde os sintomas gradualmente desapareceram, e em um mês ele retornou bem para sua casa.

LAC-AC -HR1-2) Avesso a negócios ou o que anteriormente era agradável fazer; preguiçoso; desgosta ler ou pensar; acha falta, é sarcástico, exigente/preciso [exacting].

LACH -A1-35) Disposição violenta, desdenhosa, sem estar aborrecido. HR1-16)/ Mais extraordinária loquacidade, fazendo discursos em frases muito selecionadas, mas saltando aos mais heterogêneos assuntos; ao mesmo tempo orgulhoso/altivo, desconfiado. q mania 26)/ Ciúme, com assustadoras imagens, grande tendência a zombar, satirizar e ridículas idéias. 54)/ Garota, após excessivo estudo, usa linguagem exaltada; excessivamente particular em relação à liguagem que ela usa, frequentemente corrigindo-se após usar uma palavra e substituindo por outra de significado muito similar; fala sobre estar sob influência de um poder superior. q mania BG2-91) Grandemente inclinado a zombaria, sátira e estourar em riso. K4-438) Ontem, enquanto de pé pela primeira vez ao pé da cama, me senti muito alta e a cama pareceu pequena. Me senti três pés mais alta que o usual. J-496) Sobre excitação e muita irritabilidade nervosa, com disposição a assustar-se, estado de êxtase e de exaltação até o ponto de chegar a chorar, necessidade de meditar e de compor trabalhos mentais, ºporém com uma espécie de orgulho. C1-217) Sobre excitação e excessiva irritabilidade nervosa, com uma tendência a estar assustado. ... Estado de êxtase e exaltação o qual induz mesmo lágrimas, deseja meditar, e compor trabalhos intelectuais, com uma sorte de orgulho.

LIL-T -A1-27) ... ela perdeu o vigor e vivacidade [snap], e podia sentar e chorar, ou estar impaciente consigo mesma e rasgar-se, mas sentia-se apressada; podia andar ou correr sem rumo por um tempo indefinido; com toda essa depressão vem um desejo por coisas finas de todos os tipos; está insatisfeita com o que ela tem e está invejosa dos outros.

LYC -H2-59) Insanidade e fúria, explodindo em inveja, pretensões e ordenando os outros. 60) Como se insana, ela busca por brigas, faz infundados reproches, insulta mais violentamente e bate nas pessoas a quem ela insulta. 70) Altaneiro e extravagantemente alegre. A1-92) *Facilmente despertado à cólera e desprezo. HR1-17)/... imperiosidade, fala com ar de comando; maneiras rígidas e pretensiosas; golpeia sua atendente e fica colérica... 32)/ Obstinado, desafiante, arbitrário; busca disputas. BR1-409) Cabeça-dura e orgulhoso quando enfermo.

LYSS -HR1-33) Faz discursos em seu delírio; pensa que ele é um homem de grande autoridade.- A1-2) Exaltação; pensa que ele tem alguma coisa de importância.

M-AMBO -H1-343) Sonhos cheios de festejar, fanfarronear e falar grande.

MERC -HR1-44)// Transtornos por mortificação; por insultos; por egotismo.

MYRIC -A1-9) Despertou num estado de mente melancólico, uma inusual condição para ele; sentia-se muito irritável, e tinha um constante desejo de achar falta; tudo ia errado; olhava sobre este mundo como um lugar não adequado para viver qualquer mais; considerava-se melhor do que o resto, "in the morning"; sentia-se muito deprimido; condenava-se por várias faltas imaginárias; completa hipocondria, "in the afternoon".

NAT-M -H2-14) Do olhar de todos, ele conclui que as pessoas apiedam-se de seu infortúnio e ele chora. A1-44) *Quanto mais era consolado, mais era afetado. K2-767) Ela parece pedir por compaixão e é enlouquecida quando ela [it] é dada. BG2-111) Melancolia, com muito choro, agravada em violentas explosões de cólera pelo consolo. TL1-570) [Citando BLUNT] Você diz que chora? Porque? Nat-m responderá 'por admoestação e piedade'. ... Essas pessoas escondem suas lágrimas por medo de piedade e consolo.

NITRO-O -A1-10) Por três minutos eu não experimentei alteração em minhas sensações, apesar de imediatamente após a introdução do óxido nitroso, o cheiro e o gosto foram muito evidentes. ... Eu existia em um mundo de idéias recentemente conectadas e recentemente modificadas. Eu teorizava; eu imaginava que fazia descobertas. Quando eu fui despertado desse semi delirante transe pelo Dr. Kinglake, que tirou a bolsa de minha boca, indignação e orgulho foram os primeiros sentimentos produzidos pela visão das pessoas em torno de mim. Minhas emoções eram entusiásticas e sublimes, e por um minuto eu andei pelo quarto perfeitamente indiferente ao que me era dito. Conforme eu recuperei meu antigo estado de mente, eu senti uma inclinação a comunicar as descobertas que eu tinha feito durante o experimento. Eu tentei recordar as idéias; elas eram fracas e indistintas; uma coleção de termos, entretanto, apresentavam-se, e com a mais intensa fé e maneira profética, eu exclamei para Dr. Kinglake, "Nada existe exceto pensamentos! O universo é composto de impressões, idéias, prazeres, e dores!" ... 15) ... e minha mente iniciou a ocupar-se com definições de prazer e dor; mas essa disposição rapidamente mudou para uma de extrema auto-confiança - indiferença no que tange a toda outra consideração exceto aquela de ter plenitude de óxido nitroso, e um sentimento geral de desprezo por todas as questões metafísicas quaisquer que sejam. ...

NUX-V -HR1-37)// Por horas seguidas senta quieto e absorvido (geralmente no "forenoon"), traindo grande langor moral e físico, olhando diante dele com semblante perturbado, e olhos embotados, afundados, como se ele não sentisse interesse em qualquer coisa, e não respondendo questões, se alguma [at all], incoerentemente; algumas vezes caindo em um inquieto cochilo por dez ou quinze minutos, fora do qual ele retorna à plena consciência com dificuldade e gradualmente; "in afternoon" e especialmente no "evening" está muito excitado, torna-se falador e mesmo tagarela, mas pula de assunto para assunto; olhos então têm um peculiar brilho, face veste uma expressão de profunda seriedade; lança-se em alto vôo, fantásticos planos, fantasia-se rico e quer fazer presentes aos milhares, e faz grandes compras inúteis; não considera-se enfermo; não tem dormido por quase uma quinzena, ruminando ao longo da noite toda sobre uma ação judicial, pela qual ele pode ganhar ou perder um milhão; cabeça quente, pele seca ... replica relutante e lentamente às questões do médico, e toma a mal se não permitido ler a indiciação para dita ação judicial, uma peça de trabalho confusa, irracional, na qual ele tem estado trabalhando a noite toda. q insanidade

OP -HR1-22)/ Fantástica insanidade com assustadoras visões; fala numa maneira confusa; comete ações indecentes; alegria e sentimento de grande força; desdém da morte; tumultuosa hilaridade com bufoneria e subsequente colérica selvageria ou triste choro; instabilidade e imbecilidade da vontade; indiferença à alegria e sofrimento; completa demência, não reconhece seus próprios parentes; excessiva debilidade, estupor, frequentes suores e erupções na pele; diminuída secreção de urina. q desarranjo mental

PALL -A1-13) Cefaléia, fazendo-a irritável e impaciente; ela sente como se faria-lhe bem se "ela pudesse fazer pular fora a cabeça de alguém", mas é capaz de controlar-se. Inclinada a ser atrevida [pert], e faz caretas como uma selvagem. 123) Enquanto andando parece-lhe como se ele tivesse se tornado muito maior; o sentimento recorre repetidamente. O sintoma não retorna depois qualquer dos dois ao deitar ou andar. HR1-3) Quando anda na rua no "evening", parece-lhe como se ele tivesse se tornado mais alto. 8)// Imagina-se negligenciada; orgulho ferido. q histeria 18)/ Sente-se melhor em companhia e quer ser adulada. 23.5)/ Dor no ovário direito; urgência para urinar com escassa emissão, e sensação de peso e arrastar para baixo [bearing down] na pelve, > deitando; prolapso uterino; esquece toda dor em sociedade, mas está < no dia seguinte; dá grande peso à opinião das outras pessoas; gosta de ser adulada. BR1-495) Amor à aprovação. Orgulho; facilmente ofendida.

PAR -A1-1) Tolice; fala muito sobre todo assunto, muda de um assunto para outro, fala por falar e faria assim mesmo se estivese sozinho, está mesmo deleitado com sua própria frivolidade e ridícula conversa. 3) Inclinado a estar aborrecido e insatisfeito com as pessoas por razões insignificantes e a aliviar-se em umas poucas palavras desdenhosas. HR1-2) Conduta tola; inclinação a tratar os outros com rudeza e desdém.

PETR -C1-746) Temperamento violento, irascível, insolente.

PHEL -C1-758) Rabugenta arrogância.

PHOS -H2-89) Delirantes fantasias, enquanto cochilando e quando desperta, como se ela estivesse numa distante ilha, como se ela tivesse um grande negócio, fosse uma distinta dama, etc. A1-41) Delirantes fantasias, enquanto cochilando e desperta, como se ela estivesse numa distante ilha; como se ela tivesse uma grande quantidade de negócios, fosse uma nobre dama, etc. 86) Minha mente foi grandemente oprimida com melancolia; lágrimas iniciaram sem causa; um sentimento de pavor, como se esperando alguma coisa terrível, porém incapaz de resistir ou mover, dominou-me; algumas vezes parecia como se eu estivesse começando a inflar, e então eu podia ouvir uma multidão de vozes dizendo em alto júbilo, 'Encham-no um pouco mais e ele estourará', seguido por riso demoníaco, o qual fez calafrios percorrerem-me. Eu imaginei-me uma aurora boreal, e podia distintamente ouvir vozes gritando, 'Lindo! Oh, isto não é esplêndido?' conforme as dores tornavam-se mais severas e duradouras; logo, entretanto, a agonia tornou-se tão grande que tirou numa certa medida o estupor que nublava meus sentidos. HR1-27)// Destrói o que vem em suas mãos; fala em um tom veemente, comandando; cospe na enfermeira, levanta suas roupas e beija calorosamente todos que vêm perto dela; faz coisas erradamente e fala desconectadamente; língua esbranquiçada; insônia; menstruações escassa, pálida e aquosa. 31)/ Alcoolismo crônico: grande exaustão mental e física; tremor dos membros quando tentando usá-los; sacudida de certos músculos; braços impotentes; pernas paralizadas; vertigem com perda de consciência; indiferença mesmo para os mais queridos amigos; esquecido e estúpido, ele faz alguma outra coisa e não o que ele tencionava; monomania de grandeza e de riqueza; idiotia; inclinado a diarréia, defecações e flatulência; pele seca escamosa. CTC1-8) Ele considera-se mais sensível e refinado, mais intuitivo, mais interessante, mais dotado, mais espiritual do que os outros. Ele pode estar inteiramente fascinado consigo mesmo e ver sua pessoa como o centro em torno do qual os outros revolvem, ou como um moderno Prometeu cujos talentos enriquecem a humanidade como o fogo roubado do céu. ... 'Eu tenho um jeito muito especial com crianças. Eu posso encantá-las numa atuação melhor do que qualquer professor.' Ou, 'Eu sou talentoso em qualquer forma de arte que eu escolha, mas eu sou mais dotado em...' 10) A criança gostará de vestir roupas brilhantes ou inusuais para na escola causar efeito; o homem será algo de um dândi/almofadinha. ... De fato, o narcisismo de phos pode manifestar-se em um gosto por espelhos; esses indivíduos, ambos masculino e feminino, terão um número deles distribuídos pela casa. Eles os explicarão como realçando a luz ou expandindo o espaço, mas a motivação inconsciente é um desejo de admirarem-se em qualquer cômodo da casa.

De forma semelhante, phos pode ser suspeitado como um componente da constituição de qualquer indivíduo cuja casa está coberta com fotografias dele mesmo em várias atividades, poses, ou estágios da vida.

PLAT -H2-15) Em desacordo com todo o mundo, tudo é muito estreito para ela, com inclinação a chorar. 31) Sensação de força aumentada, tranquilidade mental e disposição a pensar. 35) Ilusão da imaginação; ao entrar no quarto após passear por uma hora, tudo em torno dela parecia muito pequeno e todas as pessoas física e mentalmente inferiores a ela, mas ela mesma grande e elevada/alta [lofty] em corpo; o quarto parece-lhe sombrio/melancólico e desagradável; atendido com ansiedade, melancolia e humor atravessado, uma vertigem rodopiante e desconforto em seus arredores os quais antes lhe eram agradáveis; no ar livre, na luz do Sol, tudo desaparece imediatamente. 36) Desdenhoso, olhando piedosamente para baixo às pessoas de outras vezes respeitadas, com certo desdém, em paroxismos, contra sua vontade. 37) Durante esse capricho de desdém, subitamente uma fome voraz e avidez, come precipitadamente; à usual hora da refeição então não há apetite, ela come sem gosto. 38) Arrogantes, orgulhosos sentimentos/sensações. HR1-8)/ Arrogante, reservada, distraída. 9)// Orgulho e hiperestimação de si mesmo; olhando para baixo aos outros com arrogância. 10)/ Frio, orgulhoso, muito bem satisfeito consigo mesmo e absolutamente não ansioso pelo futuro. 12)// Não gosta de seus filhos; acha-os muito pequenos/pouco. q induração do os tincae 45)// Esquecido, distraído; escuta frequentemente atentamente a conversa, e ao fim sabe nada sobre ela; melancolia com grande medo da morte; imagina-se superior a sua esposa; dor agarrante na região umbilical, particularmente para o "evening", como se ele tivesse bebido cerveja não fermentada;... 50)// Mania puerperal de tipo violento; dançava, cantava, falava rápida e continuamente, quando acordada; tudo foi removido do quarto em que estava confinada (exceto o piano, do qual gostava muito), porque ela destruiria tudo em que pudesse por as mãos; tocava por horas ao piano, às vezes lindamente, outras vezes martelava e batia sem qualquer tentativa de harmonia; assumia ou parecia sentir-se uma pessoa de grande superioridade; quando seu violento paroxismo passava ou era moderado, ela queixava-se de dor nas costas. TL1-658) Plat fere e machuca; não realmente no violento e maldoso sentido de Nux-v e Hep, mas por assumir superioridade; a ferina, farisáica atitude que despreza os outros e vai por aí agradecendo a Deus que ele (ou ela) não seja como os outros. 659) ... Relembro uma típica mentalidade Plat, onde eu ansiava administrar a droga a alguém que retornava de um tempo de penosa peste na Índia. Ela estava dificilmente reconhecível: sua antes linda jovem face tinha se tornado tensa e irascível; enquanto toda sua conversação era dolorosa de ouvir, reiterando as maravilhas que ela tinha feito em manter aquele terror fora de seu complexo. Havia uma terrível exibição de ao mesmo tempo auto-glorificação e desdém de todos os outros. Naturalmente isso tudo era meramente como ansiedade e preocupação tinham-na afetado porque ela era Plat. GL-25) Orgulho, SOBERBA/ALTIVEZ, muito alta opinião de si mesmo, com DESPREZO por todo o resto, mesmo as coisas as mais sagradas e as mais amadas. 26) DESDÉM E DESPREZO pelas pessoas as mais RESPEITÁVEIS. VH5-309) Elas são muito cuidadosas no que elas vestem porque a opinião dos outros importa muito. Elas devem ser lisonjeadas. ...

Elas gostam de ser lisonjeadas/aduladas e ser a número 1 e tudo isso.

PULS -H1-1144) Ele não é indiferente às coisas exteriores, mas ele não tem estima/respeito por elas. GL-31) Desprezo pelas coisas exteriores. HR1-47)// Olhar inquieto;... dores de consciência sobre religião e o sexo feminino; violenta palpitação na presença de mulheres; abomina e odeia o sexo; deve sair do caminho delas por medo de injuriá-las [injuring them]; despreza-as como seres maus e está amedrontado; considera suas presença injuriosas a sua alma; respiração curta e difícil; dolorosa pressão no tórax. K2-857) Enquanto ela é suave, gentil e chorosa, porém ela é notavelmente irritável, não no sentido de pugnacidade, mas facilmente irritada, extremamente sensível/difícil [touchy], sempre sente-se desconsiderada ou teme que ela será desconsiderada; sensível a toda influência social.

PYROG -AL2-8) Alucinação que ele é muito rico; permanecendo após a febre. fever-21) ... Após a febre partir ele ainda tem a alucinação que ele é muito rico e ele tem uma muito grande soma de dinheiro no banco, e esta foi a última a deixá-lo essa idéia que ele tinha o dinheiro.

ROB -A1-appendix-12) Ansiedade para buscar honras; excessivo orgulho; ele considera-se melhor do que um imperador.

SEC -HR1-13) Doenças mentais paralíticas; trata seus parentes desdenhosa e sarcasticamente; fala divagante e halucinações; apatia e completo desaparecimento dos sentidos.

SEP -HR1-38)// Grande irritabilidade nervosa, com tristeza, desânimo e distração; tudo lhe parece estranho; mínimo exercício parece um grande esforço; parece como se ela não pudesse compreender qualquer coisa e teria que aprender novamente tudo que ela desejava fazer; maior indiferença a tudo, a morte de um parente próximo, ou alguma ocorrência feliz, deixa-a igualmente não afetada; nenhum traço de seu antigo amor pelos amigos ou mesmo por seu filho; aversão ao intercurso social montando ao desdém; constante mal humor;... sensação como se o coração permanecesse quieto [stood still]...

SPONG -H1-386) Insolente, obstinado, rude disposição. 390) Disposição espirituosa atrevida. A1-4) Atrevido [pert], espirituoso humor. 10) Desdenhoso, obstinado, mal humorado.

STANN -A1-750) Agradáveis sonhos de esplendor terreno e grandeza, os quais mantém-na em bom humor após despertar.

STAPH -HR1-14)// Cansaço cerebral, com grande fraqueza genital; irritabilidade, inabilidade para sustentar um esforço mental; foi insultado, sendo muito digno para lutar [fight], subjugou sua ira e foi para casa enfermo, tremendo e exausto. J-852) Ilusão como se todos os objetos que o rodeiam fossem baixos, e que ele fosse muito mais alto.

STRAM -H1-388) He falls asleep by day, and wakes with an important and pompous air. [Fr.H-n.] 389) He often falls asleep, and on awaking assumes a comical majestic look. 504) Ele parece a ele mesmo grande e alto, mas os objetos ao redor parecem pequenos para ele. A1-56) Eles tornaram-se tolos naturais por vários dias. Um sopraria uma pena no ar, um outro atiraria palha nele [it] com grande fúria; um outro, completamente despido, estava sentado num canto, como um macaco, arreganhando os dentes [grinning] e fazendo caretas [mouths] para eles; um quarto calorosamente beijaria e daria patada [paw] em seus companheiros, e escarneceria [sneer] em suas faces, com uma feição mais cômica [antic] do que uma boneca holandesa. Nessa frenética condição eles foram confinados, para que em sua tolice eles não destruíssem a eles mesmos. Em onze dias eles se recuperaram, inconscientes de qualquer coisa que tivesse passado. 189) *Delirante riso, fazendo caretas e comportando-se geralmente como uma pessoa bêbada ou como um palhaço, puxando suas roupas, fazendo caretas risíveis, com um olhar fixo. 1542) Frequentemente cai adormecido e, quando desperta, assume uma aparência comicamente magestosa. 1543) Dorme durante o dia; desperta com aparência importante e solene. HR1-99)// Mania; afeta ser uma pessoa distinta, de alta classe; cheio de medo. 119) Disposição muito mutável, alterna antecipações de morte e raiva; gestos risíveis, e conduta/postura melancólica; afetada altivez e inconsolabilidade; riso alto e gemido. J-860) *Mania, geralmente, com ficções inesgotáveis da imaginação, loquacidade, lascívia; passatempo com os espíritos, importância afetada, danças, risos, ¯e golpes ou palhaçadas ridículas que alternam constantemente com gestos tristes e circunspectos.

SULPH -H2-62) Ela imagina que ela tem belas roupas, ela toma velhos trapos por belas roupas, ela toma um casaco por um paletó, e um gorro por um chapéu. 63) Insanidade; ela estraga suas coisas e joga-as fora, imaginando que ela tem uma abundância de tudo; ao mesmo tempo torna-se emaciada como um esqueleto. A1-2) Delírio; ela destrói suas coisas, atira-as longe, pensando que ela tem uma superfluidade de tudo, com o que ela desgasta-se a um esqueleto. HR1-11)// Tola felicidade e orgulho, pensa-se em posse de belas coisas; mesmo trapos parecem belos. K2-952) Ele torna-se um falso filósofo, e quanto mais ele segue nesse estado o mais ele é desapontado porque o mundo não o considera o maior homem na terra. 961) Ele é frequentemente ignorante mas imagina-se um grande homem; ele despreza a educação e despreza os literatos e suas realizações, e ele quer saber porque todos não podem ver que ele está acima da educação. GSY1-170) Fantásticas ilusões do intelecto, especialmente se vira tudo em beleza, como um trapo velho ou graveto parece ser uma bela obra de arte - tudo parece bonito... VH5-77) Ele não envolve ilusões de grandeza exatamente. É um sentido de 'Eu sei muito mais.' ... 'Eu sei e as pessoas não me apreciam.' 80) Ele quer que todos lhe digam quão grande ele é. É necessário. É alimento para seu ego. 81) Eles sacrificarão suas vidas para ajudar os outros, porém atrás disso há sempre o elemento de egoísmo. Há o desejo de reconhecimento.

Eles estudam com a idéia que os outros um dia os reconhecerão.... Eles darão muito para os outros, mas necessitam ser reconhecidos.

TARENT -HR1-16)// Ataques de histero-mania aparecendo diariamente à mesma hora, iniciando com grande irritabilidade nervosa, tristeza e humor briguento; súbita transição desse estado para um de grande exaltação, bate e insulta a todos, destrói o que possa pegar, rasga suas roupas, canta e ri; zomba das pessoas idosas por suas velhas idades, se restringida torna-se violenta; ataques terminam num sono comatoso, durante o qual ela responde questões corretamente; após despertar relembra mas pouco do que tem ocorrido; durante a primeira parte do ataque o pulso está lento, artéria grandemente contraída; durante o segundo estágio pulso frequente e cheio; sem sede e perda do apetite; pressão e confusão da cabeça. A1-1) *Paroxismos de insanidade; ela pressiona sua cabeça e puxa seus cabelos; repousa em torno de seis minutos, e então ela inicia novamente, com inquietude, queixando-se, e ameaçando; golpeia sua cabeça com suas mãos, arranha-se, não responde quando questionada; maneiras e fala ameaçantes; inquietude das pernas; golpeia seu corpo, continua ameaçando; profunda angústia, suas roupas aborrecem-na; contínua inquietude, ameaçantes palavras de destruição e morte; ela acredita que ela é insultada; tremor geral; dor no abdômen, aliviada pela pressão com suas mãos; ela parece escutar, e responde com palavras e gesticulações; um riso zombeteiro, e júbilo expressos em sua feição. ...

THUJ -A1-11) Ele frequentemente sonhava em dia claro, com olhos abertos sem estar adormecido, por uma hora; nisso especialmente revelado em excessivo [overpowering] egoísmo, ele mesmo o ponto central em torno do qual tudo deve girar, com um intoxicado sentimento da mais jubilosa auto-satisfação, o que é da maior importância já que usualmente ele está em constante melancolia.

VERAT - H1-672) Ele pretende que ele é um príncipe, e dá-se ares de acordo. 706) Ele procura faltas dos outros (e zomba-os [taunts] com elas). A1-4) (Ele imagina que ele é um príncipe e comporta-se em uma muito arrogante maneira.) 62) Ele busca falta nos outros e contempla-as [mostra-lhes]. HR1-11)// Pensa-se distinguido; esbanja seu dinheiro; orgulho de sua posição. 21)// Mania: com desejo de cortar e rasgar tudo, especialmente roupas; com obscenidade e conversa lasciva; religiosa ou amorosa; de grandeza. J-920) Disposição a ocupar-se dos defeitos dos outros.

VERAT-V -HR1-6)// Loquacidade, com exaltação de idéias, ou uma exaltada opinião de suas próprias idéias e poderes; tudo lhe parece claro; agora claramente compreende antigas coisas misteriosas; não quer medicamento, já que isso restaurará sua condição anterior;...; sabe tudo que se passa em torno da casa, não quer qualquer coisa dita que ela não possa ouvir; deita na cama e não quer levantar tempo bastante para ter as roupas mudadas... q insanidade CDA1-806) Loquacidade, exaltação de idéias, e exaltada opinião de suas próprias idéias e poderes são indicações características. Ela entende tudo. Ela sabe tudo que se passa em torno. Ninguém é esperto o bastante para roubar qualquer coisa dela. Não é necessário explicação para ajudar sua compreensão. Tal atitude da mente lembrando algo o estado mental de PLAT apesar de faltar a agressividade do último remédio, é perticularmente característico de verat-v.

HOME