Video Cassete Recorder (I)

Eng David M Risnik

Você sabia que :

Considerações sobre o sistema Mecânico

O VCR , assim como outros equipamentos que dependem de um sistema mecânico para sua operação , por exemplo os Áudio / Video CD players , etc , dispõem de uma parte de seu hardware/software dedicados exclusivamente a esta função : a que chamamos de servo-mecânica . Estes sistemas mecânicos de grande precisão , carregam uma parcela significativa de responsábilidade sobre a operação global do sistema , existindo segmentos de mercado que se concentram especificamente a produção destes "decks mecânicos".

VCR -( VHS) visão geral

Vou descrever um pouco sobre esta questão , dirigida específicamente aos aparelhos de VCR . Bem rapidamente , vamos dar uma passada geral sobre a operação básica de um VCR . O sinal de vídeo (principal) e áudio (linear ou FM) estão "impressos" na fita magnética de 1/2 polegada ! Esta foi uma das "mágicas" que os grandes laboratórios de aplicação conseguiram , no sentido de reduzir ao máximo o tamanho de um equipamento desses para torná-los próprio ao uso doméstico ( Vídeo Home System). Para que estes sinais magnéticos possam ser transformados em sinais elétricos apropriados para reprodução , é fundamental a existencia de um sistema de LEITURA . Nos VCR's , o sinal de vídeo é lido por um sistema de cabeças ( 2 / 4 / 6 etc) que " giram " (Scanner) percorrendo a largura da fita no sentido transversal como se fosse fatia-lo . Este sistema possibilita obtermos um comprimento maior da pista (Vídeo track).

Cilindro - "Drum"

Cilindro é o nome do conjunto que suporta as cabeças de vídeo ( e áudio nos sistemas Stéreo) . Esta peça (metálica) é composta por duas partes principais : a superior ( upper drum) e a inferior que normalmente aloja o motor do tipo sem escovas (brushless drum motor ) . Estes motores elétricos são de indução polifásicos e acionados por um driver específico(CI).

Motores polifásicos

No sentido de minimizar as interferências e geração de ruídos no VCR , o motor do cilindro ( e do capstan também) não possue escovas como nos motores elétricos convencionais , pois esta é uma das piores fontes geradoras de ruídos ! (Você percebe isto em alguns walk-man com já algumas horas de uso). Os motores de indução polifásicos recebem o impulso mecânico atravéz de um campo magnético sequencial . Assim , temos por exemplo que o eixo móvel do cilindro superior é mecânicamente acoplado a um anél magnético (ferrite) imergido em um sistema de bobinas distribuidas em círculo . A geração do campo magnético girante ao redor do eixo esta a cargo de um IC : o driver do cilindro . Para que a velocidade deste motor seja controlada com exatidão , existe o chamado FeedBack , ou sinal de retorno que é gerado pelo cilindro e informa ao servo-mecanismo (microprocessador) sobre a sua posição e velocidade atual . Como em nosso sistema PAL-M (ou mesmo NTSC-M) a frequência vertical é de 60 Hz ( = 16,666 mseg), e considerando que uma pista de vídeo é lida em apenas meia rotação do cilindro (180 graus) , é fácil concluir que uma rotação completa deverá consumir 33,333 mseg ou 30 rps (rotações por segundo) o que equivale a 1.800 rpm . É importante lembrar também que o cilindro superior (aquele que gira) tem a função de "volante" , qual seja a de manter estabilizada e suavisar a rotação .

Pois bem , este é o chamado sistema de varredura ( scanner ) para captura do(s) sinais magnéticos. Não é preciso dizer que estes sinais exigem cuidados especiais no seu manuseio pois são de amplitudes mínimas e por isto muito sensíveis a ruídos . O conexão de sinal que interliga a saída do cilindro aos amplificadores (Head Amp) deve ser a mais curta possível - normalmente esta conexão é feita por um flat-cable (cabo flexivel impresso)

Motor do capstan

Além do movimento de varredura das cabeças (Head drum) , a fita (tape) sofre também um deslocamento uniforme em seu sentido longitudinal . Esta função é executada pelo eixo do Capstan , que pressionada pelo rolete de borracha , traciona a fita de modo a expor sempre uma nova pista de vídeo (video track) em frente ao cilindro. O motor do capstan , pelo mesmo motivo já exposto é também do tipo brushless , e por motivos de acomodação é tipo Slim (fino) - a espessura deste conjunto muitas vezes não ultrapassa 1 cm . Quem já desmontou este motor pôde ver que as bobinas de campo são dispostas no próprio circuito impresso que aloja o seu driver (IC) , envolvidas pelo prato magnético fixo ao eixo ,fazendo a função de "volante" (um volante mecânico é equivalente a um capacitor de filtro!)

Muitas vezes , (especialmente nos modelos mais recentes) o motor do capstan recebe também a incumbência de alimentar o carretéis da fita : carretel alimentador (supply reel) e carretel de recolhimento (take up reel) . Este sistema garante as operações de : rebobinamento rapido (FF , RW) , busca (search) , e durante o modo play mantém o recolhimento da fita que vai sendo liberada pelo capstan.

Motor de Threading

Um terceiro motor é incluido neste pacote do deck mecânico , e tem por atribuição duas atividades principais : a) mover o box de carga da fita (Load / Unload) e posicionar o mecânismo de acordo com as funções solicitadas (stop/play/FF/RW etc).

Quando o usuário insere uma fita no box é este motor que completa a operação fazendo o DownLoad do tape. Este motor faz tracionar um processo mecânico bastante elaborado no sentido de posicionar as engrenagens conforme a função a executar . Em alguns vídeos existe o que se denomina de chave de função: é uma chave comutadora (elétrica) que acionada pelo motor threading identifica sua posição mecânica. Por depender de contatos elétricos , isto pode gerar problemas ocasionados pelo seu desgaste. Uma versão mais atual , já utiliza o sistema de pulsos óticos . Assim , quando o este motor é acionado , um sistema de palhetas/led fornece um feedback ao microprocessador , que pela contagem desses pulsos pode conhecer a posição do deck. Outros sistemas de controle completam este processo interativo entre o micro e a mecânica do Deck . Por falar nisto , normalmente os defeitos mais comuns são causados por alguma falha nestes sinais de controle que realimentam o hardware . Uma cuidadosa inspeção nos cabos (flatcable) e sistemas oticos já é uma boa dica para pesquizar tais probleminhas ...

Prometo continuar estas exposições , e encorajo aqueles que tiverem outras dúvidas sobre o que foi exposto aqui a entrarem em contato comigo . Obrigado.

Index

 

 

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Obrigado pela visita !

Conheça também minha página sobre Computação Gráfica