"EM MOMENTOS DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO."

 (Albert Einstein)

 

Eng David M Risnik

  dmrsp@terra.com.br   

COMUNICAÇÃO SERIAL

What is it, What's it good for?

 

Você sabia que existe um meio muito " prático e simples" de realizar trocas de informações com o seu microcomputador ? Enviar / receber dados , reconhecer um evento , realizar um cálculo , lêr um sensor externo , etc , tudo isto é possivel de se realizar utilizando as PORTAS DE COMUNICAÇÃO SERIAL popularmente conhecidas como COM1 / COM2 / COM3 e COM4 A COM1 talvez seja a de maior utilização pela utilização com o "mouse"  . Vou comentar um pouco mais sobre este tema e mostrar que aquilo que assusta muita gente , pode ser bem mais simples do que parece .

Primeiro é preciso entender o que é comunicação serial . Um "byte" representa a menor configuração de uma informação digital , ou seja , ele é composto por 8 bits que podem representar um número , um código , ou qualquer outro dipo de "dado" digital .  Se nós conseguirmos "enviar" um byte ao microcomputador , ou  "ler" um byte que ele nos envia , já podemos dizer que realizamos uma COMUNICAÇÃO DIGITAL , qual seja "troca" de informação . Para esta troca de informações , o microcomputador dispõe de acessos que o usuario pode utilizar : são eles as PORTAS SERIAIS ou PARALELAS , localizadas normalmente na parte traseira  do gabinete . Asssim , por exemplo , normalmente a PORTA PARALELA , conhecida por LPT (Line Printer) , é conectada a uma impressora , realizando uma comunicação . A denominação PARALELA , significa que todos os "oito" bits de um byte são transmitidos simultaneamente , cada um por uma linha (fio do cabo paralelo) . Além das oito linhas de transmissão do byte , a porta paralela ainda necessita de outros sinais de controle para gerenciar o fluxo da informação , sendo portanto constituida de "muitos" fios ! A vontagem da comunicação paralela é a obtenção de maior velocidade , porém pela "grande" quantidade de fios necessários , ela se torna "dificil" e "cara" para se interligar grandes distancias .

As portas SERIAIS , utilizam a "transmissão serial" dos bits de um byte sequencialmente , por isto são necessarios somente duas ligações ! Assim , por exemplo , para transmissão do byte "11001111" , cada um dos bits é transmitido em sequencia , um a um até completar os oitos . Caso existam mais bytes a serem transmitidos , o mesmo procedimento é repetido varias vezes . Uma vantagem nítida deste processo é obviamente o "reduzido" numero de fios necessários . 

 

Por outro lado temos que a transmissão serial é mais "lenta" pois exige maior tempo para transmissão de um byte comparado ao sistema paralelo . Hoje com as novas tecnologias e CI´s de alta velocidade , a transmissão serial já pode ser utilizada com boa velocidade . Um segundo fator que caracteriza a transmissão serial  é a "CONFIABILIDADE" . Veja:, caso durante a transmissão de um "bit" ocorra a presença de algum ruído no sinal , ele podera ter seu valor identificado erroneamente ( 1 ou 0) , e com isto o  "valor" final do byte estara comprometido ! . Também para solucionar este problema , existem sistemas que foram desenvolvidos para assegurar uma maior "confiabilidade" as transmissões seriais . O mais simples consiste em se enviar ao final da transmissão um "digito" verificador que pode traduzir por exemplo a soma dos digitos do byte ou sua paridade (numero de digitos em 1 e 0) . Existem sistemas hoje que garantem quase que uma confiabilidade total as transmissões , e são identificados por PROTOCOLOS de transmissão .

COMO REALIZAR UMA TRANSMISSÃO SERIAL

pagina em construção

 voltar a pagina principal

São Paulo-SP