Eng David M Risnik

CD PLAYERS - CUIDADOS

LIMPEZA DA LENTE - SENSOR

Diodo Laser RLD78PZW2 - infra vermelho da ROHM

IMPORTANTE: Qualquer aparelho eletrônico , tem em seu interior: peças , cabos , conectores , sensores , etc , que devem ser manuseados sempre com o devido cuidado , seja para não danifica-los , seja para não tira-los da posição correta ! Portanto sempre é valida a recomendação para que somente pessoas com esta habilidade executem tais serviços . Um problema pequeno , poderá tornar-se maior ainda qdo os cuidados necessários não forem obedecidos . NA DÚVIDA - NÃO MEXA! NEM ATUE EM TRIMPOTS OU CALIBRAÇÕES SEM CONHECER O METODO DE AJUSTE !

COMPONENTES DO SISTEMA:

os VIDEO CASSETES , CD player , DVD , drivers ,etc, são dispositivos eletrônicos nos quais podemos distinguir DOIS componentes principais que atuam em conjunto para proporcionar o resultado que esperamos UM COMPONENTE MECANICO , E OUTRO ELETRONICO . Não existe uma regra geral para diagnóstico de um defeito , mas a PRÁTICA nos dita que o primeiro DESGASTE pelo uso ocorre com mais incidencia no COMPONENTE MECÂNICO ! Motores , buchas , correias , polias , alavancas , e SUJEIRA , são sempre os vilões ! etc. .

(*) : DICA: , Com exceção aos casos de calibração e ajuste , N-U-N-C-A mexa nos circuitos com o aparelho ligado ! retire da tomada de rêde o cordão de força ! .

O mecanismo de um VCR , CD , DVD , driver , é FRÁGIL e de precisão * ordem de microns * todo cuidado deve ser observado !

SISTEMA DE LEITURA:

Uma fita magnetica é "lida" pelo cabeçote magnético que desliza suavemente sobre a fita , e mantem contado com ela para captar as variações do campo magnetico que se traduz no sinal analógico . Em discos óticos tipo CD , o sistema de leitura de dados digitais é diferente: não EXISTE CONTATO FíSICO ! Um pequeno sensor (DIODO LASER) é constituido por um dispositivo EMISSOR/LEITOR (dentro de uma mesma embalagem) de LASER (feixe de lúz polarizada) . Este feixe de lúz é emitido pelo sensor e depois de RELETIDO pelo CD de volta ao sensor de leitura (recepor) que "interpreta" as variações ocorridas - provocadas pelo material refletor do disco já com informações gravadas . Como não existe contato fisico , o DESGASTE mecanico é (quase) ZERO ...mas .... em função do tempo , condições de armazenamento e ambiente onde trabalha , este sensor - LENTE - vai sendo atacado por minusculas particulas que se encontram em suspensão no AR : poeira , fulingem , fumaça , gordura . A umidade do ar tbm é um fator importante neste processo de depósito de sujeira na LENTE . Também existe um desgaste ELÉTRICO do componente , que pode fazer "reduzir" a emissão , causando falhas de leitura.


PODE UM CD estragar a LENTE?

As lentes e o disco CD nunca se TOCAM fisicamente , portanto não existe este perigo ! Conservar os CD´s sempre limpos (parte refletora) ja é um bom começo pra nunca se perder a leitura do aparelho , porem existem alguns tipos de CD , que dependendo da procedencia (maquina onde foram gravadas as informações digitais) , poderão apresentar problemas de leitura ! Porque ? simples: o formato de gravação não esta totalmente compativel com o padrão para leitura dos CD´s . Espessura das trilhas , indice , compressão dos dados ...etc, etc . O feixe de laser possue um ponto de fóco que é ajustado MECANICAMENTE pelo dispositivo de leitura (aquele barulhinho que se ouve na partida ) . Este sistema busca AUTOMATICAMENTE o melhor ponto de fóco . Com isto a informação de cada pista (microns) é lida exatamente sem que haja mistura . Dependendo da gravação do CD (procedencia) estas pistas poderão estar em desacordo com este padrão , e o sistema AUTOMÁTICO de busca do melhor fóco poderá não conseguir distinguir com exatidão as pistas , recusando a leitura ! O CD não se estraga , nem tão pouco o LEITOR otico , somente a leitura torna-se impraticavel . Alguns aparelhos (mecanismo) possuem maior ou menor habilidade para focalizar o LASER . Existem componentes (laser) que podem esgotar-se (por excesso de corrente ou desajuste) após um determinado periodo de uso (horas) , dificultando a focalização. A corrente que circula por um diodo laser é um importante parametro que determina a sua vida util , normalmente ela se posiciona na faixa dos 50 mA.

LIMPEZA:

A LENTE (poucos milímetros de diametro) de um CD player pode ser limpa (retirar o depósito de sujeira sobre ela) , desde que se aplique os devidos cuidados ja mencionados . Nunca use objetos duros ou cortantes (agulhas , facas , limas , etc) . O ideal é um tecido que não solte FIAPOS , pois ao invez de limpar , vc podera estar sujando ainda mais . Nunca utilize SOLVENTES , nem mesmo AGUA ! . A sujeira que vc vai tirar é em sua grande maioria constituida por POEIRA . Um tecido seco , macio faz este trabalho melhor . Também não sera necessario ESFREGAR nem aplicar força - o que somente ira RISCAR E DANIFICAR a lente plastica .

COMO IDENTIFICAR A LENTE ?

O sensor otico fica bem próximo do local que suporta o CD . A lente é uma peça plastica (como uma bola de gude miniatura - em meia esfera). Ela é fixa por eixos plasticos que possibilitam o seu movimento de subir ou descer (focagem automatica) .


NOTA :A Rohm CO LTD. recentemente desenvolveu o RLD78PZW2 - um diodo infra vermelho LASER ( 779 ~ 789 nm) de alta potencia (180 mW) para aplicação em sensores oticos de alta velocidade em CD-RW drivers dentre outras. Um ítem importante a ser observado é a chamada COD - Catastrophic Optical Damage threshold (315mW pulse)- onde a propria emissão (ótica) do diodo pode danifica-lo , caso providencias adequadas não sejam observadas. ,br>

LEITURA DO SINAL - MÉTODO


Como o próprio nome diz , a leitura do sinal é DIGITAL (e não analógica , como nas fitas de audio e/ou video convencionais) O sinal analógico (áudio , voz , musica ) é digitalizado por amostragem , ou seja as amplitudes da forma de onda são convertidas para NUMEROS e depois de aplicado um algoritmo adequado (CRC para compactação e minimização do erro) esses dados digitais são gravados no disco. A amostragem para digitalização dos CD´s de audio e feita em 44,1Khz , ja para os dados de CD Rom é feita em 48Khz e nos DVD´s em 96Khz - perceba que quanto melhor a RESOLUÇãO que necessitamos , mais alta deve ser a amostragem . . Em tempo real , o "som" que vc esta ouvindo de uma reprodução , representa a informação que ja foi "coletada e processada" segundos atras pelo sistema . Isto permite que "erros" de leitura , sejam RE-LIDOS , sem que o "ouvinte" perceba a interrupção ! Outra curiosidade: as informações digitais não totalizam um pista unica sem fim (como um sulco de disco) , como nas gravações de áudio convencional , mas sim elas são feitas em blocos de dados (FRAMES) , que permitem um metodo de leitura mais logico. Estes blocos de dados (informações) vão sendo armazenados em memoria e quando totalizados em um tamanho pre-definido , são liberados para conversão Digital-analogico e vc "escuta" este "trecho" , enquanto a unidade já vem processando a próxima sequencia ! Tudo isto é feito tão rapido que ao ouvinte , a reprodução de audio é distinguida como CONTINUA .

Final: Se você ja teve alguma experiência interessante com relação a esta materia , , escreva-nos para que seja divulgada em nossa seção . E-mail

Index

 

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page