Fundação



O Grêmio nasceu da bola.

Cândido Dias era um jovem comerciante paulista que morava em Porto Alegre e tinha recebido de presente de amigos de São Paulo uma bola de futebol importada. Guilherme Kaelfels tinha uma bomba de ar para enchê-la. Estava nascendo o Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense, nome inicial.

A fundação ocorreu na noite de 15 de setembro de 1903, uma terça-feira, num restaurante da antiga Rua 15 de Novembro, hoje José Montaury. Exatos 20 rapazes compareceram à reunião, mas outros 12 também assinaram a ata, completando um total de 32 fundadores. Carlos Luiz Bohrer foi eleito primeiro presidente do Grêmio e Cândido Dias - o dono da bola - guarda-esporte. Porto Alegre na época tinha 120 mil habitantes, menos de um décimo de hoje.

O Grêmio realizou o primeiro jogo apenas no dia 6 de março de 1904, quase meio ano depois de sua fundação. Foram duas partidas numa tarde só, com primeiro e segundo quadros, contra o Fuss Ball Porto Alegre (extinto), no campo do adversário. Foi pela disputa de dois troféus, o "Vereinspreis" e o "Wanderpreis", ou "troféu dos clubes" e "troféu móvel" em alemão. O programa dos jogos, com escalações dos times e outros detalhes, foi impresso em alemão e português. E o Grêmio ganhou seu jogo de estréia por 1 a 0. O "Wanderpreis", um bonito copo de metal, é o primeiro dos mais de 2 mil troféus do clube e está exposto bem na entrada do museu, no Estádio Olímpico.