Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Carros Pullman Standard:

ASPECTO EXTERIOR

 

É extremamente difícil encontrar fotografias dos Pullman-Standard da Companhia Paulista, ainda com o seu esquema original de pintura. Nesse sentido, caso você em sua navegação internáutica ainda não tenha visto a página anterior, "A Chegada dos Pullmans-Standard ao Brasil", passe lá, pois as fotografias ali presentes nos mostram todas as sutilezas de seu esquema de pintura original - em que as faixas cremes eram separadas, das faixas azuis, por filetes prateados. Já nas imagens abaixo você verá uma pequena série de carros Pullman-Standard da CP, recortados digitalmente de algumas fotografias publicadas originalmente, nos EUA, pelo fabricante. Repare que, por se tratar de fotos realizadas pela própria Pullman Standard antes do embarque dos carros ao Brasil, estes são apresentados com truques comuns de vagões de carga e, não, com os seus grandes truques originais. Não deixe de visitar a página seguinte, onde você poderá ver o interior destes carros a partir de fotos de boa qualidade.

 

Imagem acima: Carro Pullman Standard da Companhia Paulista, de Primeira ou de Segunda Classes. Como a CP adquiriu muitos carros como este e poucos carros das classes Pullman e Restaurante, a imagem que você vê acima é a que mais comumente terminou sendo associada aos carros de passageiros da Companhia Paulista - mesmo porque, os Pullman-Standard foram os últimos carros de passageiros por ela adquiridos. Os Pullman-Standard continuaram sendo utilizados nas linhas remanescentes da CP na Fepasa até a extinção do serviço de passageiros, quando da privatização desta estatal ferroviária paulista em dezembro de 1998. Juntamente com os Budds série 500 (ex-EFS) e série 800 (ex-EFA), o modelo de carro acima transformou-se em sinônimo imagético do serviço de transporte de passageiros da Fepasa.

 

 

Imagem acima: vemos, aqui, um modelo de carro Pullman-Standard da classe Pullman. Este modelo foi colocado fora de tráfego em meados da década de 70, quando a Feposa desativou a classe Pullman do serviço de passageiros. Estes carros Pullman, daí em diante, só podiam ser vistos em Rio Claro, onde permaneceram longos anos se deteriorando diante da plataforma de embarque de passageiros, daquela estação.

 

Imagem acima: carro Pullman-Standard da Companhia Paulista, configuração Restaurante. Com a desativação dos carros da classe Pullman em meados da década de 70, os carros-restaurante como os da imagem acima, passaram a ser os únicos Pullman-Standard de grandes janelas retangulares e panorâmicas, a serem vistos em circulação nas linhas remanescentes da antiga CP. Nos últimos anos em que esteve em serviço, infelizmente, estes carros restaurante já não possuíam a sua bleza anterior, de um lado, pelo horroroso (sem nenhum exagero na expressão) esquema de pintura adotado a partir do Governo Quércia. De outro lado, por causa das grades externas que as suas janelas panorâmicas receberam, em virtude de um hábito crescente e bastante preocupante, no Brasil: o apedrejamento de trens de passageiros, no momento em que passam nos trechos de linha que cortam os bairros periféricos mais carentes, das grandes cidades.

 

Imagem acima: Carro Pullman Standard classe Dormitório, de cabines individuais, apelidados de "Gilda". Recorte digital realizado a partir de fotografia realizada por Maurício Torres, em 1982 (veja esta fotografia na íntegra em "Carros-Dormitório").

Imagem acima: fotografia de minha autoria, realizada em 1986, na estação de Vera Cruz Paulista. Infelizmente, dada a extrema dificuldade em se encontrar fotografias mostrando carros Pullman Standard quando ainda ostentavam o nome "Paulista" e o seu monograma, tive de recorrer a mais uma foto mostrando um carro Pullman Standard dos tempos da Fepasa. Repare, nesta foto, a altura de um Pullman Standard!

 

Comentários,, sugestões?

Escreva-me

WEBMASTER:

João Baptista Soares de Faria Lago

Última atualização: 05 de fevereiro de 2.000