CLUBE DOS ANARQUISTAS - Padre Justiniano da Cunha Pereira - Barbacena - 1838

 

 

 

( 9 )

 

 

novo Catão a censurar-nos a cada momento?

Pança. Srs., à ordem, cesse o rumor. Continuemos. Se alguém tem mais que dizer, pode falar.

Rebolo. Eu ainda tenho mais um queixume contra o Governo: quero propô-lo, a ver se merece aprovação. Sr. Presidente, o Governo, nas suas perseguições, não excetua ninguém (apoiados.). Um Representante da Nação, cuja inviolabilidade é garantida pela Constituição e pela lei de 12 de Agosto de 1834...

Macaco. Peço a palavra pela ordem. Requeiro que daqui em diante não se diga mais a lei de 12 de Agosto, mas sim que se lhe dê o nome próprio de — Ato Adicional —. Neste sentido mandarei à mesa uma indicação: — Todas as vezes que se houver de falar na lei de 12 de Agosto de 1834, diga-se Ato Adicional (apoiados gerais).

Chicrapires. Apoio muito a lembrança do Sr. Macaco. Convém mesmo que o povo saiba tanto de cór o Ato Adicional, como o Padre Nosso. Portanto indico que esta Assembléia autorize aos Juizes de Paz de toda a Província para explicarem ao povo o Ato Adicional nos Domingos e Dias Santos de Guarda (apoiados).

Rebolo. Dizia eu, Senhores, que neste Governo os Representantes da Nação não tem garantias. Ontem às onze horas da noite, recolhendo-me eu da casa do jogo, aonde me fui entreter no Marim-

bo, vi-me acometido por uma turba de soldados que me passaram uma rigorosa busca. Era a ronda que...

Mentira. Srs., não nos convém que apareça este fato em público. É muito desairoso que um Deputado leve uma busca em plena rua, cercado de Beleguins, etc. Além disso, esta acusação vai ferir o nosso amigo Juiz de Direito, que fez o Regulamento e o fez como seus narizes. Neste negócio, o melhor é pôr uma pedra em cima.

Macaco. Sr. Presidente, peço a palavra.

Matraca. O Sr. Depuktado, segundo o regimenkto não pode falar mais. A sekssão tem se prolongado muito e é nekcessario discutir alguns projektos que ai estão sobre a mesa.

Macaco. (aparte) Este Matraca é tão espiviktado que já aborrece.

Mentira. Creio que simkte.

Macaco. (aparte) E o pedaço d'asno do Fanhoso? Isso é uma miséria. Surdo, aborrecido, toleirão... enfim, se no Serro não há cousa melhor, então... bolas.

Mentira. (aparte) Parece que de propósito nos mandam os mais sandeus e os mais alvares.

Macaco. Srs., não me importa com o regimento; quero falar que o objeto é de importância. O Sr. Secretario Matraca guarde as suas observações para outro tempo (apoiados.).

Pança. O Sr. Macaco pode falar.