ALEXANDRE BENTO          homepage
Diploma em Arranjos/Orquestração pelo Taller de Musics de Barcelona




nasceu em Dezembro de 1969

Percurso 1985/88

Após ter frequentado aulas particulares de Guitarra e Educação Musical ingressa na Academia de Amadores de Música, onde frequenta as disciplinas de Formação Musical e Guitarra. Em simultâneo é aluno da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde frequenta as disciplinas de Guitarra, Harmonia/Composição, Teoria do Ritmo e História do Jazz, e tem como professores Sérgio Pelágio, André Sousa Machado e Carlos Azevedo entre outros.

Em 1987, continuando os referidos estudos, participa no Workshop de Guitarra orientado pelo guitarrista irlandês Tommy Halferty, na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É também este ano, que participa no Seminário Internacional de Música Improvisada em Boswil — Suiça, dirigido pelo maestro Daniel Weissberg.

Em Dezembro deste ano frequenta também o “Seminário de Composição” orientado por Emanuel Nunes e realizado na Fundação Calouste Gulbenkian


Percurso 1988/91

Depois de terminar o ano lectivo (1988), desloca-se a Tatabanya —Hungria, para frequentar o Seminário Internacional dc Jazz, dirigido pelo Norte-Americano Ernie Wilkins.

Em Setembro de 1988, desloca-se a Barcelona, onde reside até Agosto de
1991. Ali, frequenta o curso de Jazz e Música Moderna —Taller de Musics (ver anexos), terminando em 1991 o programa de
Composição/Orqucstração tem como professores Zé Eduardo, José
Luis Gámcz, Jordi Bonell, Ramon Cardo, Eládio Reínon, Laurcnt
Filipe, Jordi Gaspar e Lluis Vergés entre outros.

No verão de 1989 frequenta em Lisboa, o seminário de Jazz dirigido pelo guitarrista Americano John Abercrombie, realizado pela Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Regressado a Barcelona, continua o programa de estudos do TalIer de
Musics, enquanto estuda também com os Compositores e Directores de
Orquestra Lluis Vergés e Zé Eduardo, respectivamente ex-director e
director musical da Orquesta TaIlcr dc Musics,  Big Band de
Barcelona.

No verão de 1990 frequenta o seminário de Teoria e Análise
Avançada, sob a direcção do músico Catalão Álvaro Is, radicado na
Suécia.

No Taller de Musics frequenta aulas de Guitarra, Combo e Composição com o guitarrista Norte-Americano Steve Brown.

Em Março de 1991 frequenta um Workshop de Guitarra Jazz, sob a direcção do guitarrista irlandês Louis Stcwart.

Durante este período, destaca-se a experiência adquirida actuando na área do Jazz com másicos de reconhecida experência e de diversas nacionalidades tais como  René Dossin, Gorka Benitez, Mário Lencina, Ulrik Bencard, Han Stemerdink, Tato Flores, Patrick Felices e Nico Baixas entre muitos outros.

No final da  estadia em Barcelona forma sob a sua direcção musical o
Alex Bento Sextet, grupo integrado por músicos de diferentes
nacionalidades, com o qual actua no Festival de Jazz de
Barcelona/Ciutat Vella em 1991 (ver anexos).




Percurso 1992/96

Regressado a Portugal, lecciona em diversas escolas e instituições tal como a Escola dc Jazz do Hot Clube de Portugal (1992-1994), onde lecciona as diciplinas de Harmonia e Combo.

Actua na área do Jazz com diversos músicos como Mário Gramaço, Henry Sousa,  Matt Lestter, Paula Oliveira e Zeca Neves entre outros (ver anexos).
Integra o grupo “Toc’andar”, formado exclusivamente para acompanhar o concurso televsivo (RTP 1) “Tal pai Tal filho” apresentado pelo actor José Jorge Duarte.

Sob a orientação do músico Zé Eduardo, dirige uma Big Band, em apresentação ao público no ACARTE/Fundação Calouste Gulbcnkian.

Trabalha corno compositor em inúmeros trabalhos na área da música comercial e da publicidade para a empresa Jingle Boys.


Percurso 1997/2002


Como compositor é também autor de diversas obras para Cinema tais como “O regresso do guerreiro” de João Teixeira da Motta e “The shadow of the garden”; tem trabalhado também como compositor de música para teatro nomeadamente para o Centro Dramático Bernardo Santareno (Santarém) para o qual realizou a direcção musical das peças “Sós”, “O palhaço e a sombra”, “Do cimo desse telhado” e “O mosquito ZZZZ”.

Diversos trabalhos realizados com as companhias teatrais “Cena Aberta” e “A Phala” (Santarém).

Como guitarrista tem desenvolvido diversos trabalhos como acompanhante de artistas de diversas áreas como João Melo -  Fúria do Açucar e Rui Luis (actor com largo curriculum na área do teatro, cinema e televisão (“Lições do Tonecas” etc.).

Participa regularmente em diversos trabalhos com o baterista Luis Bento (professor na Escola de Jazz do Seixal, baterista do grupo Cool Hipnoise e músico acompanhante de diversos artistas tais como Rodrigo Leão, Lúcia Moniz, Ricardo Afonso, etc.).

Tem também trabalhado como formador(escolas de música, Oficina da Música,etc.) e professor de Educação Musical em escolas do 2º ciclo.

Participa como guitarrista (“viola”) em diversas actuações como elemento da Orquestra Típica Scalabitana, bem como na gravação do CD “Fandangando”, sob a direcção do maestro Jorge Costa Pinto.

Actua regularmente com o guitarrista Tozé Chaparreiro (ex-guitarrista e director musical de Jorge Palma nos trabalhos “Quarto Minguante” e “Deixa-me Rir”).


Acompanha regularmente desde 1992 o músico brasileiro Max Bezerra.

Actuou como guitarrista acompanhante dos cantores brasileiros Alexandre Cavalcante e Paulo dos Anjos.

Participou em Setembro de 2001 no 1º Workshop Internacional Tavira Jazz, tendo como director Frank Tiberi; master classes com Scott Wedholt, Jonathan Kreisberg, Doug Weiss e Bob Gulotti; ensaia com a  Big Band do Workshop.

Actua regularmente como guitarrista e director musical do Alex Bento Trio, o qual inclui também o baterista Luis Bento e o baixista Tiago Gonçalves (ex-aluno da Escola de Jazz do Hot Clube e acompanhante regular de diversos músicos nacionais da área como Maria Viana e Nuno Ferreira).
links
zé eduardo, o meu "professor"
Escola de Jazz do Seixal
Escola de Jazz do Barreiro
mano Bentinho, vedeta da bateria
contacto
Email:
alexbento@iol.pt