Lixo na Montanha. De quem é a responsabilidade ?

Provavelmente você já viu gente jogando lixo pelas ruas. Talvez até tenha feito isso, mesmo sem perceber. Papéis de balas, bituca de cigarro, latas, qualquer coisa que não serve mais é lixo.
Enquanto estamos na cidade, há os garis limpando. Quando não é a chuva que leva essa sujeira toda aos rios, que por sua vez nos dá aquela tristeza de tão poluído que está... cheio de lixo que nós geramos.
Imagine na montanha, onde não há ninguém para varrer, tratar esse lixo. Aquela sujeira vai se acumulando, à medida que as pessoas passam e pensam: "já tem tanto, mais um papelzinho não faz diferença"...
E tem também gente que acha divertido ficar jogando saco de supermercado, garrafas vazias, etc. do alto de uma elevação qualquer. Muitas vezes isso passa bem próximo dos escaladores. Já vi garrafas de vidro se espatifando a um metro de amigos meus.

Felizmente, esse tipo de conduta tem diminuído, apesar da quantidade de gente que agora se adentra nos ambientes de montanha ter aumentado. Quero dizer que apesar de tanta gente, o lixo não aumentou na mesma proporção. Mas ainda há muita sujeira largada por aí e isso é preocupante.

Um grande problema que muitas vezes passa despercebido são as pontas de cigarro, que além de serem um risco de incêndio, estão em grande quantidade pelas trilhas e clareiras. Muitos recolhem plásticos e papéis, mas se recusam a recolher bitucas. E elas vão se acumulando...
Restos de comida idem. "Ah, é orgânico, não tem problema" pensam alguns. Jogue uma casca de laranja no quintal de sua casa e veja quanto tempo leva para se degradar...

Você já chegou num lugar de visual incrível, tipo o alto de uma montanha, finalzinho de tarde, uma brisa no rosto, e aquele cheirinho de... lixo apodrecendo ?

Gente, montanha não é lixeira. Você levou, pode trazer de volta. Ainda mais embalagens vazias. Tem até espaço sobrando para trazer algum lixo que eventualmente ache pelas trilhas. Compactados de forma correta, tudo cabe na mochila.
Respeitar a montanha é mantê-la limpa, preservar sua fauna e flora, e respeitar as populações locais.

Resumindo: A responsabilidade de manter as montanhas limpas é nossa, que freqüentamos esses ambientes. Não espere as prefeituras, o governo fazer algo. Traga o seu lixo de volta, e se possível, recolha o que encontrar pelo caminho. Se cada um de nós fizer sua parte e um pouco mais, poderemos desfrutar do ar puro das montanhas por muito tempo.

Aproveitando a ocasião, vale lembrar que essa conduta é válida na cidade também. Jogar sujeirinhas pela janela do carro é poluir, tanto quanto jogar pontas de cigarro na calçada. Insistir em colocar mais lixo em lixeiras que já estão transbordando só dá mais trabalho. Devemos estar atentos em como diminuir o lixo urbano, começando pelo que geramos em nossas casas e nossos serviços.
Qualidade de vida passa pela limpeza dos meios em que vivemos. Diminuir a quantidade de sujeira gerada é fundamental para melhorá-la