Escalada Limpa. E a Segurança ?

Escalada limpa... o que vem a ser isso ? Basicamente, é uma "filosofia" que prega a não colocação de proteções fixas na rocha, em pontos onde é possível instalar equipamento móvel (nuts, hexcentrics, friends, etc). Inclusive nas paradas. Quanto menor o número de grampos melhor. A rocha fica menos poluída.

Em vias onde existem fissuras, buracos e pontas de rocha tudo bem. Mas nem todos os locais possibilitam o uso de móveis. Vias de aderência normalmente precisam de proteções com grampos ou chapeletas.

Outro ponto a pensar são as paradas. Se houver a necessidade de rapelar para sair da rocha, é desejável ter um grampo ao invés de abandonar equipamento na via. Caso se consiga acesso ao topo, com outras vias de escape (rappel ou trilhas), pode-se deixar a via totalmente em móvel.

Um exemplo interessante é uma fenda que encontramos, com pouco mais de 50 metros. Para não desfigurá-la como via móvel, estamos estudando a viabilidade de abrir ao lado dela uma via em aderência, com as paradas próximas o suficiente para serem usadas (exclusivamente) como meios de escape.

Até aí tudo bem. E quanto à segurança ? O que tem a ver com isso ?

Acontece que muitas vias não são totalmente em móvel. E muitas que possuem proteção fixa têm lances em móvel. Se você entra em uma via que sabe ser em móvel, estará preparado (assim espero) para a coisa. Levará nuts, friends e o que julgar necessário para cima.

Suponha que você encontre uma via interessante, grampeada. Entra à vista e lá pelas tantas, num trecho não muito fácil, descobre que a última costura já está longe e não existe proteção fixa nos próximos 4 ~ 5 metros. Uma queda aí vai passar dos 10 metros. Ou pode atingir um platô na queda. Uma fissura evidente denuncia a intenção de quem conquistou: coloque um móvel. Mas cadê os móveis ?

Para evitar coisas desse tipo, leve sempre um jogo de nuts. Será útil também quando você descobrir que a via é mais difícil do que parecia. Colocar proteção a mais dá uma ajuda psicológica enorme.

E há ainda o risco da inexperiência. Equipamento mal colocado pode sair da fenda, estourar, quebrar a rocha, ou direcionar mal a queda. Quem guia em móvel deve sempre pensar na sua segurança e de quem vem atrás. A colocação de equipamento móvel é semelhante à conquista. Você avalia a distância da úlitma costura, o direcionamento da queda (sua e do companheiro), a firmeza da rocha e gasta tempo escolhendo o equipo que se encaixa corretamente no local. Saber como instalar os equipos não implica somente em estar firme. O companheiro deverá poder retirá-los da rocha sem perder tempo. É comum um nut dar trabalho para sair... e o escalador se desgasta, desperdiçando energia que precisaria no resto da via.

A segurança na Escalada Limpa passa a ser de inteira responsabilidade do escalador. Você não terá mais as desculpas de grampos velhos ou mal posicionados em caso de acidente. Aí vai pesar a sua experiência. Ou entre somente em vias que já fez como segundo.

Concluindo, a escalada limpa tem seus méritos, mas exige de nós mais atenção e conhecimento. Procure informações das vias que pretende escalar - graduação, os lances difíceis, os cuidados - seja em móvel ou não. Se você está iniciando, e quer usar equipo móvel, procure informação ANTES de comprá-los. Se possível, faça um curso de escalada em móvel. Quando encontrar uma via grampeada, verifique se consegue visualizar todas as proteções. Se não consegue, fique preparado para uma possível necessidade de móvel. Na prática, você acabará levando mais que o necessário, mas vale a segurança.