Tranca


Também conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia, é uma variante do Buraco Bossa Nova. As diferenças são as seguintes:

  1. as seqüências só podem ser feitas do quatro para cima. O Ás só vale depois do Rei.
  2. os três entram no jogo normal. Os três vermelhos são colocados sobre a mesa, à direita do jogador, que deverá comprar outra carta para substituí-lo. Cada três vermelho contará 100 pontos para o jogador ou para a dupla, desde que tenha pelo menos uma canastra. Se não conseguir fazer canastra , o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelho ao seu lado.
  3. os três pretos só valem para descarte. São chamados Tranca e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço.
  4. o bagaço, que deverá ficar empilhado, com apenas a carta superior visível, só poderá ser comprado se o jogador puder utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão, uma das quais poderá ser um curinga. Exemplo: a carta de cima do bagaço é um seis. O jogador, para comprar a mesa, deverá descer três seis utilizando pelo menos duas cartas de sua mão), ou dois seis e um curinga, ou uma seqüência em que entre o seis, com ou sem curinga. O importante é que o jogador terá que utilizar pelo menos duas cartas de sua mão. Só após justificar a compra, descendo esse jogo, é que as outras cartas poderão ser incorporadas. O jogador poderá escolher se deseja ou não descer outros jogos ou cartas.
  5. o bagaço também poderá ser comprado se a carta de cima for imediatamente colocada em seu jogo. Por exemplo: o jogador tem uma trinca de 8 e o adversário que o antecede descarta um oito. Outra hipótese: o jogador tem uma seqüência de 8-9-10 de Copas. Se o descarte de seu adversário for o 7 ou o Valete de Copas, ele também poderá comprar o bagaço. Se o adversário descartar a Dama de Copas e o Valete de Copas estiver em sua mão, o jogador não poderá comprar o bagaço para encaixar o Valete e a Dama.