Pontinho


O Pontinho é um jogo da família do Pif-Paf. Todos os participantes recebem nove cartas, distribuídas de três em três, e os jogos são os mesmos do Pif (trincas, seqüências).

O objetivo é terminar sem cartas na mão, abaixando-se à mesa as trincas e/ou seqüências de três ou mais cartas, de uma só vez ou parceladamente. Pode-se colocar cartas nos jogos dos demais participantes.

Os jogadores que atingirem 100 pontos estouram e, quando todos estourarem (menos o que bateu), a partida estará encerrada. O jogador que estourar poderá pagar para continuar no jogo, com os pontos iguais ao do pior colocado, isto é, com a maior pontuação da mesa.

A contagem de pontos é a seguinte:

 O jogador que bater não perde pontos;

 Os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja:

 Curinga - 20 pontos;

 Ases - 15 pontos

 Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos;

 10,9,8 ... 2 - seus respectivos valores.

 O Jogo

Joga-se com dois baralhos (104 cartas). Escolhem-se os lugares da seguinte forma: quem tirar a carta mais alta escolherá o lugar. A segunda carta mais alta ficará à esquerda do primeiro e assim sucessivamente. Após o embaralhamento e o corte do jogador à direita do distribuidor, este dará nove cartas de três em três, no sentido horário, para cada parceiro. O jogador que cortou o baralho abre uma carta na mesa para determinar o curinga.

Por exemplo: a carta virada por quem cortou o baralho foi o 7 de Copas. A regra estabelece, então, que os 8 de Copas serão os curinga dessa mão.

Os curingas só poderão ser descidos à mesa nas seqüências e entre duas ou mais cartas ("racha" ou "bituca". Ex.: Ás-Dama, 7-9). Para bater pode-se usá-lo também na trinca ou na ponta de uma seqüência.

Se um curinga for descido em um jogo, por exemplo 6-curinga-8 de Espadas, o jogador que tiver o 7 de Espadas poderá, na sua vez, substituí-lo, desde que tenha uma outra "racha" para descê-lo. Poderá tirá-lo também para bater.

Quando alguém bater, os demais perderão o número de pontos que tiverem em suas mãos. Assim, é conveniente ir descendo os jogos e as cartas que puderem ser colocados nos demais jogos da mesa.

As trincas são sempre obrigatoriamente de três cartas de naipes diferentes. Quem tiver as outras cartas dos mesmos naipes, as que dobrarem, poderá colocá-las sobre os primeiros. A carta do quarto naipe não poderá ser aproveitada nesse jogo e é chamada de estrangeira. Ou seja, em uma trinca de 3, onde as cartas são de Ouros, Paus e Espadas, não poderão entrar os 3 de Copas.

Quem estiver com pontuação elevada, prestes a estourar, não deverá descer voluntariamente suas combinações de cartas, pois isto não o ajudará e poderá facilitar a batida dos adversários. As cartas que servirem nas seqüências da mesa, deverão ser sempre colocadas, antes que outro jogador possa "tapá-las". Quando o jogador perceber que está em condições de descer tantas cartas que, somando os pontos restantes da mão à sua contagem total do marcador, está fora do estouro, deverá fazê-lo.

Só é permitido comprar fora da vez para bater. Se alguém descartar uma carta que servirá para a batida de uma jogador, ele poderá comprá-la para bater. Quem tiver apenas uma carta na mão, não poderá comprar do bagaço.

O descarte é livre. Se alguém descartar o curinga, o jogador seguinte só poderá comprá-lo se puder utilizá-lo como carta normal.

 Sistemas de apostas

Cada jogador deverá pôr uma certa quantidade de fichas (a combinar) num pote. Cada vez que alguém estourar, deverá pôr outra quantidade de fichas nesse mesmo pote. Cada vez que um mesmo jogador estourar, sua contribuição deverá ser dobrada.

O jogo termina quando alguém bate e todos os demais estouram simultaneamente. Se dois jogadores baterem com a mesma carta e os demais estourarem, o jogo continuará, podendo todos os interessados contribuir novamente e continuar no jogo.

Cada vez que alguém bater, se o pontinho não terminar, os demais deverão pagar-lhe uma ficha, em geral correspondente 10% do valor de sua contribuição inicial ao pote. Esta ficha é chamada "pingo" ou "lágrima".

O jogador que vencer o Pontinho recolherá todas as fichas do pote.