Pinocle


Jogo muito semelhante ao Besigue, do qual se originou, é considerado por muitos como um Besigue aperfeiçoado. É jogado por duas pessoas.

Utilizam-se dois baralhos, excluindo-se as cartas do 8 a 2 (48 cartas, portanto). A partida é de 1.000 pontos.

Combinações

Pontos

 Casamento (Rei e Dama de qualquer naipe)

20

 Casamento Real (Rei e Dama de trunfo)

40

 Seqüência (Ás, Rei, Dama, Valete e 10 de trunfo)

150

 Pinocle (Dama de Espadas e Valete de Ouros)

40

 Quatro Ases (um de cada naipe)

100

 Quatro Reis (um de cada naipe)

80

 Quatro Damas (um de cada naipe)

60

 Quatro Valetes (um de cada naipe)

40

 Última vaza

10

 Cada Ás

11

 Cada 10

10

 Cada Rei

4

 Cada Dama

3

 Cada Valete

2

Os noves não têm valor em pontos

Quem sortear a carta mais alta escolhe o lugar e distribui as cartas. O adversário deve cortar, deixando no mínimo cinco cartas na posição menor. Cada jogador recebe 12 cartas, distribuídas quatro a quatro alternadamente. A 25ª carta é exposta no alto do baralho e determina o trunfo.

 O Jogo

O adversário joga uma carta qualquer e o distribuidor faz o mesmo, não sendo obrigado a seguir o naipe ou a jogar trunfo. A carta mais alta ganha a vaza.

O vencedor da vaza pode acusar qualquer combinação, antes que cada um compre uma carta do maço. Os pontos das combinações são marcados assim que anunciados. Após cada vaza, cada jogador retira uma carta do baralho para completar as 12 de sua mão. O vencedor da vaza compra primeiro.

Após ganhar uma vaza e antes de comprar carta, o vencedor pode anunciar as combinações que porventura tenha feito. O anúncio é feito expondo-se as cartas na mesa, abertas, onde ficarão até que o baralho se esgote.

 Restrições

  1. Só se pode anunciar uma combinação por vez.
  2. Para cada combinação, pelo menos uma carta deve ser retirada da mão e colocada sobre a mesa.
  3. Uma carta incluída numa combinação só pode ser usada em uma combinação posterior de maior valor ou em combinação de outra classe.

Joga-se outra vaza, comprando-se novamente. O jogo prossegue deste modo até que o baralho termine. Se a carta virada for um 10, quem a virou marcará 10 pontos.

O 9 de trunfo (diabo) pode ser trocado pelo trunfo da mesa. Nessa troca, qualquer dos dois noves pode ser utilizado.

 Apuração

Se ao terminar o jogo um parceiro atingiu 1.000 pontos ou mais e o outro não chegou a 1.000, o primeiro ganha. Mas se ambos tiverem mais de 1.000 pontos, a partida continua até que um deles atinja 1.250. se ambos atingirem nesse momento mais de 1.250, prosseguirá até 1.500.

A qualquer momento um jogador pode "deixar" ou "retirar-se". Procede-se à apuração: se um dos jogadores tiver menos de 1.000 pontos, ganha o adversário.

 Irregularidades e regras adicionais

  1. Mão incorreta, descoberta após a primeira vaza - se um parceiro recebeu cara em excesso, não comprará na vez seguinte, restabelecendo-se o número exato. Se recebeu a menos, comprará em dobro na vez seguinte. O jogador com mão incorreta não pode acusar combinação alguma enquanto não tiver corrigido o erro.
  2. Se o jogador comprou mais de uma carta - a carta ou as cartas que retirou a mais voltam para o topo do baralho, mas têm de ser exibidas ao adversário.
  3. Baralho incorreto - se ao fim do jogo restarem no baralho três cartas (com o trunfo) e cada jogador tiver o número correto de cartas, o vencedor da última vaza compra a carta de cima e o perdedor escolhe a última ou o trunfo. Nenhuma dessas duas últimas cartas pode ser anunciada como parte de combinações