Truco Mineiro


É uma variação do truco parecida com o truco paulista. Ele é praticado principalmente em Minas Gerais.

 Baralho/Hierarquia das Cartas

O baralho usado é o de pôquer (aquele com J, Q, K, A, 2, 3, 4, ...). Joga-se com 40 cartas, todas menos 8, 9, 10 e coringas (uma variante usa o coringa como 3 e meio, entre o 3 e o 7 ouros), como a seguinte ordem das cartas:

4 de paus (zap)

7 de copas

ás de espadas (espadilha)

7 de ouros

3

2

A (ás)

K (rei)

J (valete)

Q (dama)

7

6

5

4

 Distribuição das Cartas

Uma pessoa embaralha (chamado de pé), a da sua esquerda corta (pode-se cortar ate 3 vezes e queimar 9 cartas, ou então "ficar", que é pegar 3 cartas e mandar distribuir o resto), o da direita é quem bate, chamado de mão. Se alguém bater errado, não volta a carta. As cartas são dadas de 3 em 3. O mão da rodada também pode queimar e atravessar carta. (entregar as suas para o parceiro e receber as próximas).

 Pontuação

A rodada normal vale 2 pontos, se houver truco passa a valer 4, se alguém pedir "Seis" (vulgo meio pau, meia vara, meia arroba, meio saco) passa a valer 8. Se for pedido Nove, passa-se a valer 10 e ainda pode-se pedir 12 (agora valendo 12 mesmo) Não se pode consultar as cartas antes de ir.

O jogo é parecido com o truco paulista, mas com a diferença que se cangar (embuchar/empatar) as 3 rodadas, passa-se o baralho, mas mantêm-se as pontuações que estavam na anterior (por exemplo, se alguém tiver trucado, o truco continua valendo para a próxima rodada).

A mão de mando é a mão de 10, só que não se joga no escuro (sem poder ver suas próprias cartas). Na mão de 10 não pode-se trucar, quem corta não pode ficar, queimar, olhar o fundo, nem serrar e quem embaralha também não pode olhar para as cartas (fazer o baralho). Quem estiver em mão de 10, pode consultar as cartas do parceiro, a menos que esteja 10 a 10. Caso eles decidam ir, a rodada passa a valer 4 pontos, caso contrário, contam-se 2 pontos para os adversários.

Quando se chega a 12 pontos, marca-se um jogo para a dupla vencedora e zera-se a pontuação, 2 jogos valem 1 queda. Normalmente joga-se valendo uma queda.