Copas


Copas é um nome genérico para um grande número de jogos cujo objetivo é evitar receber cartas de Copas durante a partida. Desses jogos, o Copas Básico tornou-se muito popular e deste também surgiram inúmeras variantes.

Copas Básico

Quem aprender a jogar este jogo achará muito fácil aprender posteriormente todas as suas variantes, pois as regras são praticamente as mesmas.

 Regras

Podem jogar de 3 a 7 jogadores, embora o número ideal seja 4. Utiliza-se um baralho normal de 52 cartas. Conforme o número de participantes, para que todos recebam o mesmo número de cartas, costuma-se retirar do baralho os dois de Ouros, Espadas e Paus, da seguinte forma: para 3 jogadores: retira-se um dois de qualquer desses naipes; para 4 ou 6: não é necessário retirar cartas; para 5: tiram-se dois 2; para 7: retiram-se os três 2. O 2 de Copas nunca pode ser retirado.

O valor das cartas é, em ordem decrescente: Ás, Rei, Dama, Valete, 10 ... até o 2.

 O jogo

O carteador será escolhido por sorteio (será aquele que tirar a menor carta). As cartas serão todas distribuídas, uma a uma, fechadas, em sentido horário.

O primeiro a jogar será o jogador à esquerda do distribuidor. Ele descartará uma carta qualquer de sua mão e os seguintes deverão, na sua vez, descartar uma carta do mesmo naipe da carta do primeiro jogador. Somente quando alguém não tiver o naipe da primeira carta jogada é que poderá descartar uma carta de outro naipe.

O conjunto de 4 cartas, uma de cada jogador, é chamada vaza. Essas cartas são reunidas e empilhadas à frente de quem a ganhar e este será quem tiver jogado carta de maior valor do naipe inicialmente jogado. As cartas de outros naipes, se houver alguma, não terão valor. A rodada seguinte será iniciada pelo ganhador da anterior. A mão termina quando todas as cartas de Copas tiverem sido descartadas nas sucessivas vazas. Costuma-se jogar até acabar as cartas de todos os jogadores.

No jogo normal, valem as Copas e a Dama de Espadas, chamada Viúva. Cada carta de Copas vale um ponto e a Viúva 7 pontos. O jogador que não tiver o naipe jogado, pode descartar Copas (carimbar o adversário) ou descartar uma outra carta qualquer, que considere perigosa, como o Rei de Espadas, por exemplo.

Quando terminar o carteio, os jogadores deverão contar quantos pontos fizeram e pagar o número correspondente de fichas, totalizando 20. Quando um dos parceiros não fizer Copas, ganhará todas as fichas. Se forem 2 os ganhadores, as fichas serão divididas igualmente.

Às vezes há um jogador que deveria fazer 15 ou mis Copas, incluindo a Viúva, e o poço já está dobrado, tendo 40 fichas. Ele vai procurar então defender o poço, não deixando ninguém ganhar. Procurará fazer todas as Copas sozinho e pagará as 20 fichas, não deixando que levem o poço, pois este nunca é dividido entre 3. Talvez na mão seguinte ele tenha cartas melhores e possa se recuperar do prejuízo.

 Carteio Simples

O carteio é diferente do King (Não fazer Copas), porque o naipe de Copas pode ser atacado. É claro que, se um jogador tiver as cartas pequenas de Copas, sairá atacando o naipe. Se esse jogador, por exemplo, tiver um naipe fechado, onde levará Copas e talvez a Viúva, ficará livre do susto, tirando de início os dentes dos adversários. O ataque inicial de Espadas também é bom, para quem não tiver a Viúva.

A Dama de Espadas tem de ser descartada sobre o Rei desse naipe. Sempre que um jogador não correr risco com essa atitude, procurará tornar difícil a vida dos adversários. Se o jogador estiver mal, porém, auxiliará o adversário, descartando as cartas maiores e não ficando com as pegas mão, para tentar evitar a defesa da mesa. É deselegante evitar a defesa, segurando uma carta para levar Copas no final, permitindo que o poço seja dividido entre ou outros dois jogadores.

 Bolo

O jogo de Copas com bolo fica muito mais interessante. Após a distribuição, a fala é feita pela mão. Suponhamos que os três primeiro passem e que você seja o último e verifique que, com suas cartas, não deverá pegar Copas. Neste caso a Viúva não vale, fica sendo apenas a Dama de Espadas. Você então declara: "Bolo! Não faço Copas". Se você for bem sucedido, receberá o poço total e mais 20 fichas de cada adversário. Se for infeliz, pagará 20 fichas a cada jogador e tantas fichas quantas estiverem no poço.

No caso do bolo, os adversários do bolante fazem as jogadas de forma a impedir que seja bem sucedido. A técnica costuma ser a seguinte: a saída é da mão. O jogador deverá sair no naipe em que haja possibilidade de derrubar o bolo, onde tenha carta seca, ou seja que tenha uma só carta de um determinado naipe, ou duas cartas na pior das hipóteses. Se não tiver naipe nessas condições, deverá atacar Copas, passando o comando para outro parceiro, que procederá da mesma forma. O terceiro, pegando a mão, jogará então sua carta seca, se tiver. O jogador que pegar a vaza deverá voltar com a menor carta desse naipe e com isso muitas vezes se consegue derrubar o bolante. Se a carta for de Copas, também deverá ser jogada, pois esclarecerá os demais, mostrando que o furo do bolo talvez seja em Copas mesmo. O terceiro a jogar deve pôr as cartas grandes de Copas. Os três adversários do bolante devem obedecer sempre à técnica do comando. Um parceiro jamais pegará uma vaza, não sendo sua vez de atacar. A jogada de Copas deve partir do parceiro que jogar antes do bolante.

O bolo quase sempre apresenta um ou dois furos, ou seja, possibilidades de, no naipe do furo, receber Copas. Mas como nenhum jogador sabe o que os outros têm em mãos, os aparentes furos às vezes não os são. Duas cartas grandes de um naipe podem ser furo, pois um adversário pode ter carta seca exatamente nesse naipe, mas não é certo que isso aconteça. A pior situação é um naipe de três cartas, em que a menor é um 4 ou um 5.

Jogando-se com bolo, o bolo também pode ser positivo, isto é, prometer ganhar todas as Copas. Neste caso, não pagará multa e sim ganhará as fichas dos demais.

 Bolo em todos os naipes

Com o tempo este jogo evoluiu e descobriram que poderia ser interessante bolar também em outros naipes, seguindo a seguinte ordem de naipes: Copas, Espadas, Ouros e Paus. O naipe de Copas tem prioridade. A declaração do bolo é feita pela mão: Bolo, diz o primeiro; também bolo, diz o segundo. Ninguém declara seu naipe, para não ser prejudicado. Se os demais passarem, a mão volta a falar: O seu bolo é em Copas? Não, responde o segundo. Então tenho preferência, porque meu bolo é em Espadas. Não faço Espadas.

Quem pretender bolar em Copas deve anunciá-lo imediatamente.

O carteio é o mesmo e os lucros ou prejuízos são pagos da mesma maneira.

O jogo de Copas não permite fala, gesto ou descarte anormal, que possa dar qualquer indicação quanto à volta de outro jogador.

 Fazer todas

Esta é outra modalidade de bolo, em que o jogador se dispõe a fazer todas as cartas de um naipe, na mesma ordem já anunciada: Copas, Espadas, Ouros e Paus. Atualmente qualquer jogador pode bolar desta forma. O jogador, qualquer que seja sua posição, passa a ser pé, isto é, o último a jogar. Neste tipo de Bolo a Viúva também não vale; conta apenas como Dama de Espadas.

 Variantes

Copas Spot

Segue as mesmas regras de Copas. A diferença está na contagem de pontos para cada carta de Copas: o Ás vale 14 pontos; o Rei, 13; a Dama, 12; o Valete, 11 e as demais têm o valor correspondente ao seu número. A Dama de Espadas não tem valor especial.

Copas Grego

As diferenças entre este jogo e Copas são:

  1. Após a distribuição, cada jogador olha suas cartas e passa três ao jogador da direita. Ninguém pode olhar as que está recebendo antes de passar suas três para o jogador da direita.
  2. Os pontos são contados no final de cada mão, com os mesmo valores de Copas Spot, menos a Dama de Copas que vale 50 pontos, contados para quem ganhá-la em uma vaza.
  3. Se um jogador ganhar todas as cartas de Copas em uma mão, não marcará nenhum ponto e os demais, como penalidade, marcarão 150 para cada um, nessa mão.

Copas Dominó

As cartas valem 1 ponto, como no Copas Básico. As diferenças desta variante são:

  1. Cada jogador recebe seis cartas; as demais formam um monte, fechado no centre da mesa.
  2. Se, em sua vez, o jogador não tiver nenhuma carta do naipe em jogo, deverá comprar uma ou mais cartas do maço, até conseguir acompanhar o naipe da carta da mesa.
  3. Quando terminarem as cartas do monte, os jogadores poderão descartas uma carta de qualquer naipe, senão puderem acompanhar o naipe da carta da mesa.
  4. Os jogadores vão saindo do jogo à medida que forem ficando sem cartas. O último, além das Copas que tiver recebido nas vazas que ganhou, contará também os pontos das Copas que estiverem em sua mão.
  5. Vencerá quem tiver o menor número de pontos quando alguém atingir 31 pontos.
  6. Se um jogador ganha vaza com a última carta que tiver na mão, a rodada seguinte será iniciada pelo jogador à sua esquerda.

Copas Curinga

O Dois de Copas é retirado substituído por um curinga. O valor do Curinga é entre o 10 e o Valete, isto é, ele ganha do 10, mas perde para o Valete. O Curinga funciona como trunfo e ganha qualquer vaza quando descartado, a menos que nessa vaza sejam descartados o Ás, Rei, Dama ou Valete de Copas, únicas cartas de valor maior que o do Curinga. Na contagem final o valor do Curinga é 5.

Copas para dois ou Copas de Comprar

É uma variante de Copas para duas pessoas. A diferença é a seguinte: no início distribuem-se 13 cartas para cada jogador; as restantes ficam no centro, numa pilha chamada monte ou maço. Após cada descarte, cada jogador compra uma carta do monte começando sempre pelo que ganhou a última vaza.

Maria Preta

É uma das variantes pais populares, conhecida também como Ana Escorregadia. É semelhante a Copas, exceto na contagem de pontos. As Copas valem também 1 ponto, mas existem outras cartas que têm valor especial: o Ás de Espadas (7 pontos), o Rei de Espadas (10) e a Dama de Espadas, "Maria Preta", (13). Como em Copas Grego, faz-se também uma troca de três cartas entre os jogadores, antes de iniciar o jogo. Quando todas as cartas que valem ponto forem descartadas, o jogo estará terminado.

Copas Ônibus

Variante que apresenta dois objetivos: não ganhar cartas de Copas e a Dama de Espadas ou ganhar todas as cartas de Copas e a Dama de Espadas. Neste último caso, cada adversário pagará multa de 26 pontos. O 10 de Ouros também tem valor positivo, isto é, quem o ganhar numa vaza, que só pode ser de Ouros, diminuirá 10 pontos de seu total de pontos.