Carimbo ou Marimbo


Neste jogo, muito difundido em São Paulo e Minas Gerais, podem participar de dois a oito jogadores, embora quatro seja o melhor número. Utiliza-se um baralho de 40 cartas, excluindo-se os 8, 9 e 10.

 Valor das cartas, em ordem decrescente:

 Dama de Trunfo

 Ás de Paus, chamado "Basto"

 Ás de trunfo

 Rei de trunfo

 Valete de trunfo

Nos naipes que não são trunfo, o valor das cartas é o seguinte:

Rei, Dama, Valete e Ás.

 O Jogo

Cada jogador tira uma carta e quem ficar com a maior distribuirá as cartas na primeira mão. O jogo e a distribuição obedecem ao sentido anti-horário. Embaralham-se as cartas, que são dadas ao jogador da esquerda para cortar. A seguir, a distribuição é feita de uma só vez, três cartas para cada participante. Abre-se uma carta na mesa para determinar o trunfo. Todos pingam para receber cartas.

O mão examina suas cartas e, se acha que poderá fazer pelo menos uma vaza, dirá: "Carimbo", e porá um número determinado de fichas (fixado antecipadamente). Se não tiver jogo, porá as cartas sobre a mesa, dizendo: "Passo".

Os demais jogadores deverão se manifestar da mesma forma, na ordem. O jogador que acompanha aquele que disse "Carimbo", diz: "Comigo", ou seja, "eu também".

Se ninguém carimbar, o pé ganhará os pingos, sem necessidade de mostrar as cartas.

Se a primeira pessoa a jogar tiver trunfos grande, deverá jogá-los para tirar os trunfos pequenos dos adversários, tornando-os "paios" (o jogador não consegue fazer vaza). O parceiro que fica paio é obrigado a pagar a entrada dos outros companheiros na rodada seguinte.

Uma partida de Carimbo compreende três vazas. Quem carimba e ganha três vazas recebe as fichas do pote. Se um jogador fizer duas vazas e outra fizer a terceira, o pote é repartido proporcionalmente. Se os ganhadores forem três, cada um receberá um terço. O pé tem o direito de trocar um dos seus trunfos pelo trunfo da mesa, desde que não seja a Dama.

O parceiro que não tiver jogo, poderá trocar suas cartas por outras retiradas de cima do baralho, sujeitando-se porém às que vierem.