Buraco


 O jogo:

De 2 ou 4 (dupla) jogadores.

O objetivo do jogo é bater, ou seja tirar todas as cartas da mão.

Cada jogador deve receber 11 cartas e forma-se dois montes de 11 cartas separados, que são os mortos. O jogador que começa é o que está a esquerda do jogador que deu as cartas. A primeira carta do monte de compra é virada. A cada rodada o jogador deve comprar uma carta ou pegar uma do bagaço. O bagaço fica virado com a face das cartas para cima ao lado do monte de compras. A primeira carta virada é a primeira carta do bagaço. Quando o jogador compra uma carta ele deve ao final de sua vez descartar outra carta ou até mesmo a que ele comprou. Pegando do bagaço o jogador deve deixar na mesa ao menos uma carta ou então pegar todas e descartar uma de sua mão. Se só houver uma carta no bagaço o jogador pode trocar com outra de sua mão, como na compra.

A carta 2 é chamada curinguinha. Ela pode substituir qualquer carta em qualquer jogo de qualquer naipe.

Cada jogador com as cartas que tem na mão deve formar jogos e baixa-los. Se estiverem jogando em dupla, a dupla deve sentar com um jogador na frente do outro. Em dupla os jogos na mesa ficam apenas com um jogador da dupla. Em dupla os jogos dos dois jogadores contam para a dupla.

Os jogos são seqüências de no mínimo três cartas do mesmo naipe. Eles são colocados na mesa em frente ao jogador que os baixou. Durante a partida pode-se acrescentar mais cartas aos jogos. Quando um jogo chegar a ter 7 cartas, ele se transforma numa canastra.

Uma canastra pode ser Real ou Suja. Uma canastra real é quando não se está usando um curinguinha. E suja é quando tem curinguinha. Deve-se virar de lado a última carta do jogo para mostrar que ele é uma canastra. Quando fazem um jogo tipo 3256, e o 2 é do mesmo naipe das outras cartas, o jogo ainda pode ser limpo. Um jogo pode ser limpo se só for acrescentada cartas até o 8. Se o 9 for acrescentado não pode ser mais limpo. Para limpar o jogo é só acrescentar a carta que o 2 está substituindo e colocar o 2 no lugar certo.

Se um jogo tiver um dois e ele estiver no lugar certo desde o começo ele não considerado sujo.

Depois de descartar a primeira mão pega-se um morto. Se o jogo for em dupla, cada dupla deve pegar apenas um morto. Quem não pegar o morto ou a dupla que não pegar o morto paga 100 pontos. Para bater depois de ter pegado o morto é preciso ter canastra Real. Depois que alguém bater após ter pego o morto a partida acaba.

 Contagem de Pontos:

No final da partida contam-se os pontos:

A dupla ou pessoa que bateu ganha 100 pontos.

Todas as cartas de 3 até 7 valem 5 pontos. De 8 até Rei valem 10 pontos. O Ás vale 15 e o curinguinha vale 10.

Canastra Real vale 200 pontos e canastra Suja vale 100 pontos

Primeiro contam-se as cartas da mão e desconta-se esses pontos dos jogos na mesa, depois conta-se as canastras, para saber os pontos iniciais e depois conta-se as cartas dos jogos.

Os pontos positivos são os das canastras e dos jogos. Os da mão são retirados, como dito acima.

Deve ser estipulado um número de pontos para chegar em várias partidas. Ex.: 2000,3000 ou até 5000.