8 Maluco


 O jogo:

Número de jogadores: quantos der. (melhor 8)

 Jogando:

O jogo é um jogo de descarte. Cada jogador recebe 8 cartas o resto vai para o monte.

Para começar vira-se a primeira carta do monte então deve-se jogar uma carta ou do mesmo naipe ou que tenha o mesmo número, e todos os jogadores jogam a partir da carta do jogador anterior. O jogo flui no sentido horário. Se alguém não tiver uma carta para jogar deve comprar uma carta no monte e se mesmo assim não achar uma carta para jogar, passa a vez. Toda vez que alguém ficar com apenas uma carta na mão deve falar "estou-por-uma", no momento em que colocar a penúltima carta na mesa, se não fizer isto deve então pegar 7 cartas do monte. Quando alguém descartar tudo acaba a partida e então conta-se os pontos.

 Contagem de pontos:

Conta-se as cartas que ficaram na mão, cada carta vale seu próprio número e o 8 vale zero. Quem fizer mais pontos leva a pior. Normalmente estipula-se um número de pontos máximos para o jogo inteiro com várias partidas (100 por ex.) quem passar deste número primeiro sai do jogo e quem fizer o número cravado zera os pontos.

 Cartas especiais:

Existem cartas especiais que quando são jogadas na mesa alteram o curso normal do jogo:

Ás

O próximo jogador passa a vez, ou seja ele é pulado.

7

O próximo jogador pega 2 cartas e não joga. Pode ser acumulativo. Ex.: Jogador 1 joga um 7, jogador 2 joga outro encima então o jogador 3 pegará 4 cartas. Obs.: No exemplo, o jogador 3 poderia também jogar outro 7 e acumular para o próximo.

8

O 8 é o curinga do jogo, jogando ele você poderá escolher outro naipe para o jogo fluir. O oito pode ser jogado sem import6ancia de naipes.

9

O jogador anterior pega uma carta do monte.

K(rei)

Altera a rotação do jogo. Ex.: Se era horário vira anti-horário.

 

 Detalhe:

Se um jogador jogar uma carta exatamente igual a que está na mesa o jogador que jogou a primeira pega 3 cartas do monte. Ex.: Fulano jogou um 5 de ouros na mesa então Sicrano jogou outro 5 de ouros então Fulano pega 3 cartas. Isso acontece com qualquer carta, mas só na rotação do jogo.

 Dica:

Use de vez em quando o sete maldito, ou seja o jogador anterior jogou um sete então você joga outro sete exatamente igual fazendo o jogador anterior pegar 3 cartas e acumulando cartas para o próximo.

 Obs.:

Neste jogo existem várias variações em relação as cartas especiais. Algumas pessoas jogam com o 3 fazendo o que o sete faz ou a dama fazendo o que o rei faz etc. Isso não influi no bom andamento do jogo, na verdade o que importa é o efeito e não qual carta o faz.