Karate Shotokan

Escola Bushido

  Insignia da Bushido

 

    A história do Karate Shotokan confunde-se com a biografia de seu fundador Mestre Gichin  Funakoshi (1868-1957), que dedicou toda a sua vida ao estudo e ensino do Karate-do, o qual introduziu com sucesso e pioneirismo no Japão em 1921. Em virtude de seu trabalho em prol do Karate-do , Mestre Funakoshi é considerado o “Pai do Karate Moderno”.

Sensei Funakoshi demostrando uma técnica     Somente aos 71 anos de idade, depois de trabalho árduo e esforço contínuo na divulgação de sua arte no Japão, de dificuldades financeiras, depois dos 18 anos longe de sua família e de sua terra natal, após cerca de 60 anos de dedicação ao caminho do Karate, Mestre Funakoshi deu o primeiro passo dentro de seu próprio Dojo (local de treinamento) em 29 de janeiro de 1939. O prédio havia sido construído a partir de doações de seus alunos e admiradores. Uma placa sobre a entrada dizia: “Shotokan ”. “Sho ” significa pinheiro, " To " significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas, "Kan " significa edificação ou salão. " Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrevê-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspiração, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.
    Embora, Mestre Funakoshi pessoalmente nunca concordasse em denominar o Karate que ele praticou por toda a vida com este ou aquele nome, seus ensinamentos e sua tradição passaram aos dia atuais como um estilo de Karate praticado em todo o mundo, o estilo Shotokan.
 

Sensei Hélio R. Vaz

    As aulas de Karate Shotokan na Bushido são ministradas pelo professor Hélio R. Vaz, faixa preta (3º grau) filiado à Federeção Gaúcha de Karate (FGK*) e a Confederação Brasileira de Karate (CBK). Seu responsável técnico é o professor Marcos Cruz dos Reis, faixa preta 4º grau (FGK e CBK) do estilo Shotokan e faixa preta 4º grau (FAJKO e CBK) do Wado-Kai, presidente da Associação Honshinkai de Karate-do e atual vice-presidente da FGK.

 
Seu Dojo está situado na rua Padre Feijó 339, na cidade de Rio Grande (RS). Os treinos seguem os ensinamentos das linhas NKK e SKIF dentro do Karate-do Shotokan.
 
Sensei Marcos (E) com Sensei Hélio (D)
Sensei Marcos (E) e Sensei Hélio (D)
Seminário do Sensei Marcos
Participantes do Seminário ministrado pelo Sensei M. Cruz


O estudante busca seu aprendizado a partir de três práticas que se completam mutuamente: Kihon (técnicas básicas), Kata (movimentos de defesa e contra-ataque preestabelecidas contra vários adversários imaginários) e Kumite (combate).


Kihon
Kata   
    Kumite

 
 
     Grandes Mestres do Shotokan Karate-do

G. Funakoshi

Sensei G. Funakoshi

M. Nakayama

Sensei M. Nakayama
 
Sensei Kanazawa (E)

Sensei H. Kanazawa



  
Participantes do 1° Gashuku de verão da Associação Honshinkai, dirigida pelo Sensei Marcos C. dos Reis, realizado em Rio Grande em janeiro de 2003 no ginásio do CAMARIG.


Participantes do Gashuku 2003
Estiveram presentes karatecas do estilo Shotokan, Wado-Ryu e Goju-Ryu, de Rio Grande, Cassino e Porto Alegre


  * A FGK é filiada à CBK, entidade nacional de administração do desporto Karate,  filiada à Federação Mundial de Karate WKF, reconhecida pelo MEC e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro.


Links: