Força Aérea Brasileira

Aviação
A Força Aérea no Mato Grosso

Destacamento de Proteção ao Võo de Cuiabá


O Destacamento de Proteção ao Vôo de Cuiabá, situado no aeroporto internacional Marechal Rondon em Várzea Grande - região metropolitana de Cuiabá, é classificado como categoria "A", conforme a Portaria n 123/GM3, de 08 de março de 1989. Por meio do Decreto n 83.133 de 01 de março de 1983. Tendo sua subordinação transferida do SRPV-SP para o SRPV-BR. Com a extinção do SRPV-BR pela Portaria n 972/GM3, de 17 de dezembro de 1990, o DPV-CY passou a ser subordinado ao Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo(CINDACTA1), a partir de 10 de janeiro de 1991.
Sorry, your browser doesn't support Java.
 

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon

O aeródromo de Cuiabá (SBCY) dispõe de uma única faixa de pouso e decolagem com cabeceiras 17/35, predominando o uso da pista 35."
Aeroporto Internacional Marechal Rondon.


Órgãos operacionais.

O DPV-CY possui os seguintes órgãos operacionais: Torre de Controle, Centro de Controle de Aproximação, Centro Meteorológico de aeródromo, Estação de comunicações e a Sala-AIS.
Console-radar do controle de "Aproximação de Cuiabá.


O Controle Radar basicamente tem a função de vetorar as aeronaves que penetram na "Terminal-Cuiabá" (área cujo raio é de aproximadamente 40MN (75km) e guiá-las até às proximidades do aeroporto.
Carta de rotas de Cuiabá.


O Aeroporto Internacional Marechal Rondon (SBCY) dispõe dos seguintes auxílios à navegação e aproximação aérea: NDB, frequência: 380khz; VOR/DME: 113.7Mhz e o VHF:118.1 e 119.4Mhz.
Console-radar de Cuiabá.



 
 
 

Vista da Torre-Cuiabá do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.


Torre Cuiabá - Frequência: 118.10 121.50

 
 
 

Instalações da Torre-Cuiabá.


 
 

<= VOLTAR

Secretaria do Estado do Mato Grosso

 
Destacamento de Proteção ao Vôo de Cuiabá-MT. DPV-CY. A Força Aérea no Mato Grosso.
© 2000 DPV-CY. Brazil.dpvcy@globo.com